Não precisa ser grande para investir em marketing. As variadas ferramentas de Comunicação hoje disponíveis permitem que, com planejamento e criatividade, as pequenas e médias empresas possam ganhar mercado. Independentemente do tamanho do negócio, a estratégia inicial está mais ligada a ações internas do que a enormes verbas de publicidade.
Os especialistas são enfáticos: a prioridade é conhecer o cliente. Então, o processo começa pela montagem de uma estrutura de tecnologia da informação, um software, que gerencie os dados obtidos.
O consultor de marketing do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), Wlamir Bello, diz que o primeiro passo é personalizar o atendimento ao consumidor; o segundo: oferecer apenas o que interessa a ele.
“Um cadastro bem-feito e atualizado é o melhor caminho para conhecer as pessoas. Feito isso, as ferramentas de divulgação têm que ser definidas”, detalha Bello.
Entre elas, segundo o consultor, estão o telemarketing – se o cliente permitir – e o envio de e-mails e torpedos. “As grandes lojas sabem se alguém comprou uma máquina digital. E mandam uma mensagem a esse cliente, oferecendo um cartão para aumentar a memória do equipamento. Isto está ao alcance dos pequenos”, ressalta. “O custo envolvendo a utilização da tecnologia é pequeno, e traz grande resultado”.
Jogada de marketing – O interesse em destinar recursos para a divulgação cresce entre os pequenos. Mais de 30% dos clientes da empresa de marketing digital Webcore Games são pequenas e médias empresas. O lucro alcançado pela Webcore com eles cresce 40% ao ano. “O trabalho desenvolvido para as agências de publicidade e também para o cliente final prioriza o marketing para a internet e também os games, que se tornaram uma ferramenta para divulgar um produto ou uma marca, por exemplo”, afirma o CEO da companhia, Fernando Chamis.
Ele fala com grande experiência. A WebCore foi inaugurada com duas pessoas – além de Chamis, o sócio dele. Dez anos depois, a equipe é formada por quinze pessoas. “A divulgação na própria internet foi imprescindível para o crescimento da companhia.”
Outra ferramenta é a utilização das redes sociais na internet. “Postar um vídeo no youtube custa bem menos do que pagar por uma campanha na TV. E o retorno é enorme”, afirma Bello.
Os descontos cumulativos podem também ser facilmente adotados pelos pequenos. “Quanto mais o cliente comprar, mais desconto ele terá. Se uma farmácia registra um número significativo de consumidores que adquirem remédios para combater a pressão alta, deve tentar uma promoção com o fabricante, e conseguir um preço melhor, comprando uma quantidade maior da mercadoria”, sugere.
Persistência – A destinação de recursos para o marketing não é um gasto, e sim um investimento. Com essa mentalidade, o pequeno empreendedor poderá ir longe, se mantiver a assiduidade das ações.
Essa é a principal dica do sócio-diretor da agência de publicidade Talent, José Eustachio. “Os primeiros resultados começam a aparecer depois de três a cinco anos. É como um treinamento na academia de ginástica. O resultado é percebido algum tempo depois”.
Ele afirma que a fatia do faturamento que irá para esse fim dependerá do ramo de atuação da companhia. “Os segmentos com produtos mais maduros podem investir aproximadamente 5% do faturamento anual. Já os que precisam ganhar a preferência do consumidor, os bens de tecnologia, por exemplo, devem investir 10%.”
Eustachio diz que a campanha de TV pode ser utilizada pelo pequeno empreendedor, assim como as feitas no rádio – desde que sejam regionais: no interior de uma grande cidade. “O importante é definir qual público interessa à empresa: o varejista – que precisa ser convencido que o produto será aceito pelos consumidores – ou o público final, que não conhece o item, mas deve ser esclarecido sobre o preço de determinado produto.”
Para o publicitário, vários empresários já fazem marketing e nem percebem: “muitos empórios e padarias imprimem nos saquinhos de compras a frase: Obrigada, Volte Sempre. É uma forma de fazer propaganda e de fidelizar o consumidor”.