Notícias

Governo de SP anuncia reabertura do comércio e retomada de cultos religiosos

Comércio de rua, restaurantes e academias podem retomar atendimento na próxima semana

Guarulhos, 16 de abril de 2021

O vice-governador Rodrigo Garcia anunciou, nesta sexta-feira, 16/4, a criação da ‘fase de transição’, que permitirá, de forma gradual, a reabertura do comércio em Guarulhos e em todo o Estado de São Paulo.

Para o presidente da ACE-Guarulhos, Silvio Alves, a decisão representa um alívio para muitos empreendedores da cidade. “Ainda é pouco perto do que a maioria precisa para voltar a gerar receita e se sustentar. Mas já é um recomeço. Importante todos obedecerem a todos os cuidados recomendados para voltar a mostrar que não é o comércio que contribui para o aumento de casos de Covid-19 em Guarulhos”, apontou.

Já neste domingo, 18/4, o comércio de rua poderá retornar ao atendimento entre 11h e 19h. O toque de recolher, das 20h às 5h, no entanto, está mantido.

Os cultos religiosos também estão liberados com restrições. Em Guarulhos, no entanto, o bispo Dom Edmilson Caetano não autorizará cerimônias nas igrejas católicas neste fim de semana.

Restaurantes, salões de beleza e estabelecimentos do setor de serviços deverão atender os clientes de forma presencial a partir do outro sábado, dia 24/4, com horário entre 11h e 19h. Os bares continuam proibidos de atender presencialmente. Academias poderão funcionar das 7h às 11h e das 15h às 19h. Todos os espaços deverão obedecer a um limite de 25% da capacidade.

A medida vai durar duas semanas. Segundo o governo do estado, a decisão se deu por conta da pequena queda na ocupação hospitalar. Após esses 14 dias o Estado voltará a avaliar se, com a retomada do comércio, os índices mantiveram queda.

A ACE-Guarulhos seguirá com o teletrabalho, obedecendo o disposto nesta fase de transição, com os atendimentos por meio dos canais já disponibilizados desde o início da fase vermelha.