Notícias

Empresas de TI formam novo núcleo do Programa Empreender da ACE-Guarulhos

Setor se mostrou ainda mais importante durante a pandemia e busca se fortalecer no novo núcleo

Guarulhos, 24 de fevereiro de 2021

O Programa Empreender, da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, lançou mais um núcleo setorial, desta vez de empresas voltadas à Tecnologia da Informação. O evento de lançamento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 24/02, na sede da ACE, no Bom Clima.

O Empreender reúne empresas teoricamente concorrentes para, em conjunto, melhorarem processos, promoverem a educação continuada, fortalecerem seus setores de atuação e buscarem soluções comuns.

O diretor de Tecnologia da ACE, Vinicius Caldini, encabeçou a formação do núcleo, ao lado do consultor do Empreender na entidade, Ricardo Alves. “Juntar empresas de TI de Guarulhos era um objetivo há aproximadamente dois anos. Quando fui convidado a assumir a pasta de Tecnologia na ACE pelo presidente Silvio Alves, ele mesmo – e a VP de Serviços, Regina Pavanello – me incentivaram a falar com o Ricardo e usar o Programa Empreender para isso”, explicou.

Para o presidente Silvio, o Empreender cumpre uma de missões da ACE, que é ajudar o empresário a conseguir mais negócios. “É uma ferramenta poderosa, pois une empresários com os mesmos desafios”, afirmou.

Pandemia
A maior crise sanitária já vista por esta geração também causou impacto na economia. E a pandemia, que atrapalhou os planos de lançamento do núcleo já em 2020, mostrou o quanto o setor de TI é importante para outras empresas diante das novas necessidades de trabalho remoto, por exemplo.

“A pandemia deixou claro o quanto nosso setor é fundamental. E a nossa união neste núcleo vai fortalecer todo o ecossistema de tecnologia, já que um dos maiores gargalos que temos é o de recursos humanos. Nós acabamos perdendo talentos para a Capital por falta de uma organização do setor por aqui”, completou Caldini.

Participaram do lançamento a consultora do escritório regional do Sebrae-SP, Carla Capoleti (que representou o gerente Sérgio Gromik), e a supervisora regional de Guarulhos e Mogi do CIEE, Simone Lopes. “Assim como o Sebrae, o CIEE é parceiro da ACE no Programa Empreender. Temos condições de ajudar justamente nesta questão dos recursos humanos. Contratar um estagiário é bom para ele e para a empresa, pois tem custo acessível e um ‘HD limpo’, tomando emprestado um termo da área de vocês”, apontou Simone.

No início do evento, o superintendente da ACE, Maurici Dias Gomes, apresentou a entidade e falou sobre o Programa Empreender, que completa 18 anos ininterruptos de atividades em Guarulhos agora, em fevereiro. “O programa nasceu há mais de 20 anos. Não é mais um projeto. Já foi testado e aprovado por mais de 70 mil empresas e premiado até mesmo fora do Brasil. A metodologia de unir ideias e desenvolver segmentos de atividade econômica, criada pela CACB em parceria com o Sebrae, foi abraçada pela ACE-Guarulhos. E estamos em fase de expansão”, comemorou.

O consultor do programa na ACE, Ricardo Alves, lembrou que o Núcleo de TI será o oitavo do Empreender em atividade. “Estão ativos e com vários projetos em andamento os núcleos de Contabilidade, Eventos, Escolas, Corretores de Imóveis, Beleza e Estética, Empresas de Comunicação e, mais recentemente, o de Psicologia. A dinâmica do programa é o segredo de seu sucesso: colocar em um mesmo grupo empresas concorrentes, mas que percebem que possuem ‘dores’ comuns a serem curadas em parceria”, explicou.

Para saber mais sobre os núcleos do Empreender ou participar do Núcleo de TI, envie um e-mail para empreender@aceguarulhos.com.br ou ligue para 11 2137-9339/9333.