Notícias

Plano de retomada econômica da Prefeitura contempla sugestões da ACE-Guarulhos

Decreto publicado na quarta-feira determinou fases e regras para a reativação de parte dos estabelecimentos comerciais da cidade

Guarulhos, 04 de junho de 2020

A Prefeitura de Guarulhos publicou, na noite da última quarta-feira, 03/06, o decreto municipal nº 36900, que autoriza diversos setores de atividade a retomarem o funcionamento presencial na cidade, obedecendo a determinadas datas, horários de restrição e procedimentos de prevenção ao coronavírus.

A flexibilização anunciada pela administração contemplou, entre os protocolos que serão exigidos das empresas, sugestões contidas no Plano de Retomada elaborado pela Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos e que foi entregue ao prefeito Guti durante a quarentena.

“Nossa intenção, desde o início dessa pandemia, sempre foi auxiliar o poder público diante de uma crise tão grave quanto inédita para todos”, explica o presidente da ACE, Silvio Alves. “Durante toda a quarentena, nos mostramos abertos ao diálogo para contribuir com ações equilibradas que preservassem a vida e a saúde das pessoas, mas que mantivessem vivo o setor produtivo”.

Entre os protocolos de distanciamento e higiene que a Prefeitura exigirá das atividades que forem retomadas estão: intensificar ações de limpeza; disponibilizar álcool em gel a clientes e funcionários; efetuar controle e aferição de temperatura corporal em todos os clientes e funcionários; evitar aglomeração de clientes; acesso a pia com água e sabão, na hipótese de não ser possível a disponibilização de álcool em gel. Todos constam do Plano de Retomada sugerido pela ACE.

Importante frisar que a flexibilização autorizada pela Prefeitura depende da redução da taxa de ocupação hospitalar. Caso essa diminuição se confirme, estão autorizados para reabrir já no dia 15 os seguintes setores: lavanderias; escritórios de advocacia, contabilidade, imobiliárias, corretoras de seguro e de mercado de capitais; cartórios; autoescolas e despachantes; salões de beleza; lava-rápido; perfumarias; papelarias; floriculturas; concessionárias de veículos; igrejas, entre outros.

Os horários de funcionamento vão variar de acordo com o setor. Comércio entre 10h e 16h, e prestação de serviços entre 9h e 15h.