Economia

Inadimplência deve crescer em empresas de todos os portes, indica pesquisa

Percepção é maior entre as pequenas e médias, na comparação com o 1º trimestre do ano

Guarulhos, 22 de julho de 2019

Pesquisa da Boa Vista, empresa parceira da ACE-Guarulhos, realizada com cerca de mil empresas em todo o país, ao longo do 2º trimestre de 2019, observou que a inadimplência dos negócios, para empresas de todos os portes, deverá crescer ao longo do ano, na comparação com o que se projetava no 1º trimestre do ano. Essa percepção é maior entre as pequenas e médias, cujos respondentes saltaram de 16% para 30% (14 pontos percentuais de crescimento), e de 4% para 14% (10 p.p. de crescimento), respectivamente.

A percepção de endividamento diminuiu neste 2º trimestre em relação ao trimestre anterior somente para as pequenas empresas (de 38% para 52%). Já para as empresas dos outros três portes, aumentou a percepção de endividamento, em especial entre as de médio porte (13% esperam aumento do endividamento, contra 6% no trimestre anterior, ou seja, um aumento de 7p.p.).

Para o presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, a oscilação acontece devido ao longo período de estiagem pelo qual passou a economia nacional. “Nenhum país passa ileso a tantos anos de crise. Nossa economia começa a respirar, mas a recuperação é lenta. Precisamos continuar trabalhando para que nossas empresas retomem plenamente a capacidade de produzir e gerar emprego e renda”, afirmou.

Investimentos

Ainda segundo a pesquisa da Boa Vista, a perspectiva para novos investimentos, ao longo deste ano, caiu entre as micro e pequenas empresas no 2º trimestre, de 62% para 50% e de 64% para 52%, respectivamente.

Já quando o assunto é em qual área irão investir mais, 44% das micro e pequenas empresas responderam que pretendem fazê-lo em Pessoal e Força de Trabalho. No 1º trimestre eram 52% e 58%, respectivamente.