NJE

“Antes de empreender, descubra ‘o porquê’”, aponta Maytê Carvalho no NJETalks

Em evento na ACE-Guarulhos, empreendedora fez sua última palestra no Brasil antes de embarcar para novo desafio profissional nos Estados Unidos

Guarulhos, 18 de julho de 2019

Que a vida do empreendedor brasileiro é cheia de altos e baixos e responsabilidades que deixam até os mais experientes estressados, isso muita gente já sabe. Mas como uma jovem enfrenta esses obstáculos em meio ao já complicado período pós-adolescência? Foi para responder a essa e outras perguntas que o Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da ACE-Guarulhos recebeu, na noite desta quarta-feira, 17/07, a empreendedora Maytê Carvalho, em mais uma edição do NJETalks.

O encontro organizado pelo diretor do NJE-Guarulhos, Lucas Felipe, foi mediado por Bia Martins, da ONG Olhar de Bia, membro do NJE. E teve casa cheia. Maytê falou sobre sua trajetória precoce no empreendedorismo e a participação em programas de TV como “O Aprendiz” (do qual saiu vencedora e com emprego em agências do publicitário Roberto Justus) e “Shark Tank Brasil” (de onde recebeu o investimento de R$ 150 mil para seu startup Beleza de Farmácia).

“Eu comecei a trabalhar cedo, com meus pais. Eles tinham empresa em Guarulhos, onde moramos por muitos anos. É claro que depois me preparei bastante na academia, mas minha experiência principal foi a da barriga no balcão”, disse. Com o Beleza de Farmácia, que começou como um despretensioso blog sobre um tema que lhe era caro, Maytê decolou. “Eu saí de blogueira para CEO. Era um negócio no qual eu realmente acreditava. Tinha um propósito verdadeiro de democratizar a beleza. Acho que isso é o que ajuda a dar certo: o negócio precisa fazer sentido”.

Mudança de rumo

Depois de ver seu negócio crescer, Maytê passou por um sério problema de saúde e percebeu que precisava desacelerar um pouco. “Você não é seu saldo bancário ou o tamanho da sua empresa. Você se basta. Hoje, o que quero é ter saúde. Por isso, vendi minha empresa e começo em agosto uma nova carreira em uma empresa de consultoria nos Estados Unidos”, revelou.

“Empreender é muito bom. Você gera emprego, cria responsabilidades, se sente criativa. Mas antes de começar, é preciso saber o ‘porquê’ de seu empreendimento. Se você buscar o autoconhecimento e entender claramente o propósito de seu negócio, a chance de dar certo é maior”, completou.

O presidente da ACE, William Paneque, incentivou os jovens empreendedores da cidade a participarem do NJE. “É o futuro da economia guarulhense que se reúne aqui na ACE para trocar ideias e experiências. Não tenho dúvidas de que desses encontros sairão novas e promissoras empresas”, afirmou.

O NJETalks teve o apoio da Pizzaria.com.