Notícias

Guarulhos registra aumento de 0,7% na indimplência do consumidor em dezembro

Levantamento foi produzido pela Boa Vista SCPC, empresa parceira da ACE-Guarulhos

Guarulhos, 12 de fevereiro de 2019

Historicamente, dezembro é o mês de maior movimento no comércio, devido ao apelo do Natal. E junto do bônus, que é o crescimento das vendas, vem o ônus, que é a inadimplência do consumidor. Em Guarulhos, o índice de inadimplentes cresceu 0,7%.

A medição, feita pela Boa Vista SCPC, empresa parceira da ACE-Guarulhos, se refere na comparação entre dezembro e novembro do ano passado. Porém, quando comparado com dezembro de 2017, o Indicador de Registro de Inadimplentes mostra que em dezembro passado houve um recuo de 0,1%. Ou seja, mesmo que bem pouco, o último mês de 2018 foi melhor que o último mês de 2017.

Outra notícia boa é que a recuperação de crédito foi 3% maior em dezembro último, comparado a novembro. Mas na comparação interanual (com dezembro de 2017), o indicador de recuperação de crédito recuou 3,2%.

Para William Paneque, presidente da ACE-Guarulhos, o índice não representa problema exponencial para a economia da cidade. “É claro que o ideal seria inadimplência zero. Nenhum comerciante gosta de levar calote dos clientes. Mas se analisarmos com calma, vamos perceber que foram praticadas muito mais transações comerciais que deram certo, em que o empreendedor recebeu por sua venda. Esse índice de inadimplência vinha caindo em 2018. Houve mês que chegou a zero. Então, é uma oscilação. Vai ter recuperação”, conclui.