Notícias

Conheça dicas da parceira da ACE-Guarulhos para economizar no material escolar

Boa Vista SCPC orienta consumidor para que faça planejamento e pesquisa de preços

Guarulhos, 14 de janeiro de 2019

Todo mês de janeiro, muitos brasileiros se vêem diante de um compromisso: ir às compras do material escolar dos filhos. E essa não é uma tarefa fácil, principalmente porque é preciso conferir como está o orçamento doméstico. Por isso, a Boa Vista SCPC, empresa parceira da ACE-Guarulhos, preparou dicas que podem auxiliar na compra do material escolar.

O primeiro passo é pesquisar preços. Internet e aplicativos para celular facilitam a tarefa. Dá para negociar o melhor preço na compra em loja física. Pechinchar sempre e pedir descontos em compra à vista. Ao parcelar, atenção se há juros e negociar. Reutilizar o que for possível, como uniformes e livros. Conversar com outros pais é uma maneira de garimpar materiais em conta ou mesmo trocá-los por algum que queira se desfazer.

Atacado é uma opção. Reunir outros pais na mesma compra pode contribuir com menor custo, pois nessa modalidade o preço costuma ser mais baixo. Substituir por opções mais em conta também reduz o custo. Mas não deixe para a última hora. Planeje-se para antecipar a compra. Questionar a escola sobre itens que parecem desnecessários também é importante.

Falar com os filhos sobre a lista é necessário. As crianças precisam entender a realidade do orçamento familiar. Sempre ir às compras com lista em mãos e evitar itens desnecessários. Deixar de comprar materiais não usados nos primeiros meses é uma boa, pois estarão em promoção após o início das aulas. E, por fim, orientar os filhos para que cuidem dos materiais, evitando desperdícios e novos custos desnecessários.

“Essas dicas são importantes tanto para o consumidor, como para o comerciante, porque aquele que praticar preços mais justos, certamente vai vender mais e vai ter menos problema com inadimplência. Dessa forma todo mundo ganha”, define William Paneque, presidente da ACE-Guarulhos.