Notícias

ACE-Guarulhos dá dicas valiosas para ir às compras neste Dia das Mães

Estão entre as recomendações da entidade: gastar valor dentro do orçamento e aproveitar as ofertas do comércio local

Guarulhos, 07 de maio de 2018

Que as mães merecem todo o carinho do mundo, ninguém discorda. Mas é importante ter critério nas compras. Para auxiliar os filhos que não pretendem deixar a data passar em branco, a Boa Vista SCPC e a ACE-Guarulhos prepararam algumas dicas:

Comprar algo que não pode ser pago pode afetar toda a família. Portanto, não comprometa o orçamento da casa. Se a opção for comprar parcelado, escolha um presente que possa ser pago com o que tem. E confira se o CPF não está negativado.

Pesquise sempre os preços. Em épocas de grande apelo comercial eles costumam variar consideravelmente. Se optar por compras pela internet, certifique-se de que a empresa realmente existe. Evite golpes. Verifique se no site da loja há CNPJ, canais de contato (como endereço, telefone ou e-mail) e também no site do Procon-SP se a loja não está na lista “Evite esses sites”.

Sempre digite o endereço do site, evitando o “copie e cole”. O CTRL C/CTRL V pode levar para lojas falsas, criadas por golpistas. Pague com cartão de crédito e, caso ocorram problemas, cancele a compra. Imprima (ou salve) as páginas da transação, desde a que detalha o produto até a que confirma a efetivação da compra.

Em caso de troca, veja se na nota fiscal, ou outro documento de compra, há informação sobre essa possibilidade. Se o produto não apresentar defeito, a loja não é obrigada a trocá-lo. Em caso de defeito, o consumidor tem até 30 dias para ter de novo o produto em mãos – artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor. Ainda na situação de defeito, só há o direito de pedir o dinheiro de volta ou exigir a troca se a empresa não fizer o reparo em um mês. Essas regras também valem para compra em lojas virtuais.

Além de todas essas dicas, o presidente William Paneque recomenda procurar o comércio local.“Dia das Mães é uma data importante. Por isso incentivamos os consumidores a comprarem em Guarulhos e, assim, ajudar a fortalecer a economia da nossa cidade”, afirma.