Palavra do Presidente

Semana do Trabalhador: precisamos valorizar quem empreende e quem colabora

Empregado e empregador são trabalhadores. Fazem parte da mesma cadeia produtiva

Guarulhos, 03 de maio de 2018

Nesta semana, no dia 1º de maio, comemoramos mundialmente o Dia do Trabalhador. A data remete àquele que cede sua mão de obra em troca de alguma remuneração. Mas não podemos limitar o entendimento somente a isso.

Ampliar a visão sobre o termo trabalhador se faz necessário porque quem empreende, quem tem seu negócio também é trabalhador. Também acorda cedo e dorme tarde e também tem contas a pagar. E mais: se preocupa com o salário de seus colaboradores.

Empreender no Brasil não é fácil. Recentemente obtivemos vitórias importantes, como a queda do veto ao Refis (nível federal), fim do Aviso de Recebimento para negativação (nível estadual) e manutenção de várias alíquotas de ISS (nível municipal). Entretanto, o caminho ainda é longo, pois a carga tributária no Brasil é cruel com quem “ousa” ser empresário. Não importa o tamanho da empresa.

O que a sociedade como um todo precisa entender é que quem emprega não é inimigo de quem é empregado. Muito pelo contrário! Estamos todos no mesmo barco. Afinal, só há mercado consumidor se houver emprego para todos. E para haver mais empregos é preciso que as empresas tenham condições de existência e prosperem. É a roda da produtividade!

Acredito que novos tempos virão com a flexibilização das leis trabalhistas. Todos sairemos ganhando. Empresários e colaboradores. É mais um passo rumo à valorização e modernização do mercado de trabalho.

Aqui na ACE-Guarulhos, nos esforçamos diuturnamente para empoderar cada vez mais nossos associados, no sentido de oferecer serviços, produtos e cursos para que eles tenham condições de ir além e tenham crescimento no volume de seus negócios. E isso significa também dar condições para ele melhorar as condições de seus colaboradores.

Aqui em nossa entidade, temos plena consciência de que é assim que construiremos uma sociedade mais justa e por isso trabalhamos: para que as empresas tenham condições de crescer e que, ao crescerem, abram as portas para que trabalhadores possam colaborar para que tenhamos uma cidade, um Estado e uma nação mais fortes economicamente.

William Cotrim Paneque

Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos