CME

Conselho da Mulher Empreendedora realiza oficina de Canvas na ACE

Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico que permite pensar e estruturar um negócio

Guarulhos, 03 de abril de 2018

Por Edna Pison

O Conselho da Mulher Empreendedora da ACE-Guarulhos realizará uma oficina de Canvas, no dia 17 de abril, das 19h30 às 21h30. O treinamento será ministrado pelo especialista Danilo Toniolo, na sede da ACE, na avenida João Bernardo Medeiros, 278, no Bom Clima.

Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico que permite pensar e estruturar um negócio a ser criado ou já existente, por meio de um quadro visual. Trata-se de um mapa, ordenado em blocos. Cada um desses blocos traz informações estratégicas e necessárias na administração e na tomada de decisões.

As inscrições podem ser feitas pelo site aceguarulhos.com.br/oficina-canvas. Associados pagam R$ 30. O valor para não associados é R$ 50.

Um Canvas bem estruturado permite uma visão panorâmica e pontual da empresa, empreendimento e/ou atividade, possibilitando ao empreendedor enxergar com clareza, por exemplo, se são viáveis e/ou necessários investimentos que ele tem planos de fazer. Dá embasamento ao empreendedor para analisar seu mercado consumidor e elaborar estratégias de marketing e vendas.

Permite enxergar se realmente há necessidade e viabilidade de contratação de mão de obra ou se um serviço terceirizado pode resolver o gargalo na produção. Essa visão é possível porque o Canvas é pré-formatado em nove blocos, onde são registradas as informações que estão na alma do negócio, e esses registros precisam seguir uma ordem lógica. São nove blocos de informações que devem ser individuais e personalizadas, pois a verdade de uma empresa pode não ser a verdade de outra, mesmo que tenham tamanhos similares e sejam do mesmo segmento.

Como fazer

A formulação do quadro visual do Canvas exige bastante atenção e foco, pois é necessário pensar as informações que nele constarão. Isso porque são esses registros que permitirão consultas rápidas para decisões que, embora rápidas, devem estar embasadas na realidade do negócio.

Para preencher cada bloco, o empreendedor deve responder questões específicas:

• Segmento de clientes- quem é o seu público;
• Proposta de valor- que valor você almeja entregar para resolver o problema do seu cliente;
• Canais- quais são os veículos utilizados para a venda;
• Relacionamento com o cliente- o que o meu cliente quer;
• Fontes de receita- tudo que diz respeito ao dinheiro que entra no negócio;
• Recursos principais- o que é essencial para o empreendimento acontecer;
• Atividades principais- o que é produzido;
• Parcerias principais- todos os envolvidos em todo o processo;
• Estrutura de custos- é a somatória de todos os custos envolvidos no processo.
Mas não basta responder, é preciso saber o que considerar para responder e preencher cada um desses blocos, afinal, eles formarão um conjunto de registros que dará ao empreendedor as diretrizes do negócio, e é isso o que a oficina oferecida pelo CME-Guarulhos pretende fazer.