Notícias

Ampliação do Cadastro Positivo deve facilitar tomadas de empréstimo

Nesta semana, na quinta-feira, 15/03, comemora-se o Dia do Consumidor

Guarulhos, 14 de março de 2018

O Dia do Consumidor é comemorado nesta quinta-feira, 15/03. E a ACE-Guarulhos está atenta a alterações na lei do Cadastro Positivo (CP) que podem facilitar as tomadas de empréstimo por parte dos consumidores. O assunto voltou à pauta do Congresso Nacional. Segundo o relator do projeto que amplia o CP, o deputado federal Walter Ihoshi (PSD), o texto deve ser votado ainda em março. Entre as alterações apontadas está a inclusão automática dos consumidores no CP e a exclusão a ser solicitada por cada cidadão.

Hoje, a inclusão no CP é feita de forma voluntária. Apenas 5,5 milhões de consumidores já aderiram ao cadastro. Esse número poderia chegar a 120 milhões. Para o superintendente de Cadastro Positivo e de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC, Pablo Nemirovsky, o mecanismo pode trazer benefícios para o ambiente de crédito no Brasil. “Ganha a empresa, que aumentará as vendas, e ganha o consumidor, que terá crédito mais barato”, afirmou, durante evento na ACE-Guarulhos.

O Consumidor

A fiscal de loja Iara Pauliana da Silva, de 31 anos, sabe bem como é difícil obter crédito. Ela emprestou seu cartão de crédito a uma amiga e acabou contraindo uma dívida maior que seu orçamento. O resultado: CPF negativado. “Eu limpei meu nome no final do ano e vim aqui na ACE saber a minha situação. Agora estou em paz. Vou voltar a me organizar financeiramente e vou poder financiar meu carro”, disse a jovem, no balcão de atendimento da entidade.

Em média, a ACE atende diariamente cerca de 50 pessoas que buscam informações sobre as restrições que possuem em seu nome. A idade dos que buscam o serviço está entre 25 e 50 anos e, em 80% dos casos, os consumidores estão negativados. O atendimento acontece de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h; às sextas ele acontece das 8h às 17h30.