Artigos

Como organizar a ficha cadastral de clientes

Como organizar a ficha cadastral de clientes
Guarulhos, 26 de fevereiro de 2018

A ficha cadastral de clientes não é algo trabalhoso de elaborar e, tampouco, de manter atualizada. O custo-benefício da tarefa, inclusive, mostra que os minutos investidos podem se converter em uma experiência de compra muito mais valiosa para o seu consumidor e aumentar a lucratividade da sua empresa.

Não apenas isso: quanto mais organizada estiver a sua ficha cadastral de clientes, mais informações você terá para prestar um serviço de qualidade. E, para que você comece a fazer as suas — ou a aperfeiçoá-las — neste post vamos avaliar quais itens devem compor esse fundamental material. Acompanhe!

Por que investir na ficha cadastral de clientes?

Por ser um documento interno, é possível usar a ficha cadastral de clientes de diversas maneiras. Trata-se de um meio rápido de contato com o consumidor, mas, estrategicamente, é um elemento de fidelização, relacionamento e um ótimo instrumento de vendas.

Para isso, é importante contar com um material personalizado e que atenda especificamente à demanda do seu público-alvo. E é aí que muito empreendedor peca: a ficha cadastral de clientes pode ter elementos em comum para empresas de diferentes segmentos. No entanto, muitos outros dados competem única e exclusivamente à realidade do seu negócio.

A seguir, vamos falar um pouco mais sobre como montar uma ficha cadastral de clientes que tenha tudo a ver com a sua empresa e o seu consumidor ideal.

Como elaborar a minha ficha cadastral de clientes?

Qualquer ficha de cadastro deve ter, pelo menos, as informações pessoais de cada consumidor. Isso inclui:

  • Nome;
  • Telefone (fixo e celular);
  • Data de nascimento;
  • E-mail ou mesmo endereço das redes sociais.

Perceba que são dados que permitem retomar o contato com um cliente, enviar promoções personalizadas (no dia do aniversário, por exemplo) ou mesmo engajar o consumidor via redes sociais ou pelo e-mail.

Agora, vamos pensar de maneira segmentada. Tomemos como exemplo uma loja de roupas e uma escola, que vão demandar uma série de informações únicas para fortalecer o relacionamento com a sua audiência.

Para a loja de roupas, você pode adicionar à ficha cadastral de clientes informações mais aprofundadas a respeito dos hábitos de compra, como:

  • A frequência com a qual compra o tipo de roupa que você comercializa;
  • O que estimula mais o cliente a efetuar uma compra;
  • O histórico de compras com você — além da periodicidade, a quantidade e variedade de itens;
  • O tamanho mais adquiridos de peças.

Para enriquecer o contato com os pais de alunos de uma escola, a ficha cadastral pode conter informações diversas, como:

  • A quantidade de filhos (e a idade deles);
  • O estado civil dos pais;
  • Os hábitos de lazer da família (se viajam — e para onde — e os locais que gostam de visitar);
  • O ramo de atividade dos pais.

Aqui, tais informações podem servir para o planejamento de atividades extracurriculares, passeios e gerar um alinhamento mais preciso do perfil da escola com o dos pais e seus filhos.

Como utilizar a ficha cadastral a favor do seu negócio?

É importante levar em consideração que a ficha cadastral de clientes é uma poderosa ferramenta de personalização para você mostrar aos consumidores que o atendimento é humano e personalizado — focado em soluções exclusivas para cada perfil de cliente.

A personalização do atendimento faz com que o cliente queira retornar ao seu estabelecimento, aumentando as chances de fidelização e, consequentemente, das vendas. Então, vale a pena adotar ações e estratégias que valorizem o consumidor, trazendo retorno a curto e longo prazo ao aumentar a sua cartela fixa de clientes que também podem se tornar verdadeiros defensores do seu negócio.

Até por isso é de grande valia manter a ficha cadastral de clientes sempre atualizada, visando um atendimento ágil, eficiente e com alto poder de fidelização. Agora, para saber outras dicas para promover um nível de excelência maior em sua empresa, não deixe de visitar nosso blog!