Notícias

Inadimplência do consumidor brasileiro cai 3,5% em 2017

Em dezembro, números da inadimplência em Guarulhos foram ainda mais animadores

Guarulhos, 15 de janeiro de 2018

A inadimplência do consumidor caiu 3,5% em 2017, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC, empresa parceira da ACE-Guarulhos. Na avaliação mensal com ajuste sazonal, dezembro apresentou retração 4,5%. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2016, o indicador caiu 6%.

As adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos dois anos geraram grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e, consequentemente, contribuindo para a diminuição do fluxo de inadimplência. Com a perspectiva de crescimento gradual da economia e renda, juros menores e inflação controlada, espera-se uma retomada sustentável da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das famílias, fatores que deverão colaborar para a manutenção de um ritmo estável do estoque de inadimplência.

Em dezembro, a Boa Vista divulgou números específicos sobre o consumidor de Guarulhos. Segundo o levantamento, a inadimplência do guarulhense caiu 4,2% no acumulado de janeiro a outubro e 5,8% comparando outubro de 2016 com o mesmo mês de 2017. Os dados de Guarulhos são melhores que os da região do Alto Tietê, do Estado de São Paulo e até do Brasil.

Para o presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, estes são sinais de que a economia está demonstrando reação depois de anos muito difíceis. “Ainda é difícil sentir a melhora no bolso, mas os números mostram uma lenta, porém, significativa retomada”, opinou o dirigente.

A tendência é corroborada pelo indicador de pedidos de falência, que apresenta queda de 18,2% no acumulado de 2017 em relação a 2016. Mantida a base de comparação, as falências decretadas subiram 2,9%, enquanto para os pedidos de recuperação judicial e recuperações judiciais deferidas foram observadas quedas de 23,7% e 18,9%, respectivamente.