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Como fazer um Plano de Negócios

Como fazer um plano de negócios
Guarulhos, 05 de setembro de 2017

Planejamento é uma estratégia eficaz que pode ser aplicada em diversas áreas da vida. Quando bem realizado, ele ajuda na organização e estabelecimento de metas. No caso das empresas, essa estratégia vai mais além. É preciso entender como fazer um plano de negócios que norteie a tomada de decisão de forma assertiva.

O Plano de Negócios fornece as diretrizes necessárias para que o empreendedor consiga enxergar sua empresa como um todo. Ele dá informações completas sobre o ramo que a corporação está inserida, estabelece uma lista de possíveis clientes, concorrentes e fornecedores.

Além disso, é o plano de negócios que irá auxiliar a equipe gestora a enxergar os pontos fortes e fracos da empresa, ajudando a traçar objetivos muito mais viáveis e assertivos.

Essa ferramenta também pode ser muito útil para empreendedores que já possuem uma empresa estabilizada mas querem realizar o planejamento de novas unidades empresariais ou franquias.

Ele irá funcionar como uma espécie de mapa para que os gestores consigam enxergar oportunidades e, principalmente, prever alguns gastos da empresa.

Como fazer um plano de negócios?

A montagem de uma plano de negócios eficiente envolve algumas etapas essenciais que precisam ser entendidas e cumpridas. Neste artigo vamos explicar elas de forma objetiva para que você consiga colocar em prática o seu planejamento.

1º Passo: Informações sobre a empresa

Nesta etapa, também conhecida como sumário executivo, a equipe irá descrever as informações mais importantes da empresa. São elas:

  • Dados dos empreendedores
  • Missão da empresa
  • Direcionamento do setor(es) de atuação (definição da forma jurídica)
  • Enquadramento tributário
  • Capital Social
  • Fonte de recursos

É importante ressaltar, que este sumário executivo só poderá ser efetivamente concluído após as definições completas do plano de negócios

2º Passo: Análise de Mercado

No segundo passo é que serão definidos os principais pontos referentes ao mercado, como clientes, concorrentes, etc. São eles:

  • Identificação completa dos clientes (Desde perfil até poder de compra / Pessoa Física ou Jurídica)
  • Estudo dos concorrentes
  • Definição de fornecedores

3º Passo: Plano de Marketing

Aqui é o momento de traçar as estratégias de venda, estabelecendo preços e ações de marketing. São eles:

  • Descrição de produtos e serviços
  • Definição de preços
  • Estratégias de comercialização
  • Localização do negócio

4º Passo: Análise Operacional e projeção de Finanças

Essa estágio é essencial, pois é ele que irá definir o plano operacional do negócio. As etapas consiste em:

  • Organização do espaço físico
  • Definição de capacidade comercial/produção
  • Processos operacionais
  • Definição de equipes
  • Estabelecimento de um investimento total
  • Estimativa de investimentos fixos

Com este passo a passo fica mais claro como aplicar na prática a criação do plano de negócios da sua empresa. Com isso você evita falhas no processo e aumenta ainda mais as suas chances de sucesso. Aproveite e saiba tudo sobre como abrir uma empresa.