Artigos

Quero abrir um negócio: devo investir em consultoria?

abrir um negócio consultoria
Guarulhos, 17 de setembro de 2017

Você deseja abrir um negócio que dê resultados? Certamente! Para isso, é preciso estabelecer um modelo de gestão adequado aos seus objetivos. Planejamento estratégico e financeiro são apenas algumas práticas importantes na abertura de uma empresa. Uma prática que vem crescendo neste momento é a consultoria. Você a conhece?

Como funciona uma consultoria?

A consultoria de empresas é uma atividade realizada por profissional especializado de determinado campo de conhecimento necessário a um negócio. Ela pode se dar na área administrativa, financeira, de marketing, jurídica, de internacionalização e em outros setores essenciais em uma empresa.

O papel do consultor é analisar a área empresarial para identificar ameaças e fraquezas, forças e oportunidades. A partir disso, consegue apontar o melhor caminho para a empresa obter sucesso. Isso acontece porque o profissional possui um olhar de fora, imparcial, que não se insere na organização. Assim, não utiliza emoções e razões pessoais para analisar fatos e dados.

É importante destacar que o gestor do negócio possui um papel determinante para uma boa consultoria. De nada adianta o especialista traças as melhores estratégias se o administrador não colocá-las em execução. O profissional, nesta etapa, apenas acompanhará o andamento das ações e corrigirá o que for necessário.

Qual o papel da consultoria ao abrir um negócio?

Boa parte dos empreendedores brasileiros possuem muito conhecimento sobre seu negócio, mas pouco sobre finanças, gestão, leis e outros assuntos que fazem parte da atividade. Na hora de abrir um negócio, ter auxílio sobre essas áreas é determinante para o sucesso do empreendimento.

Imagine que você quer abrir uma loja de venda de bicicletas. A burocracia da formalização inclui uma consulta prévia à Prefeitura, o pagamento de taxas de funcionamento e registro, a elaboração de um estatuto social ou contrato social, se houver. Todas essas tarefas são obrigatórias e, qualquer erro relacionado a isso, pode deixar sua atividade ilegal.

No mesmo sentido, o empresário que não possui conhecimento de Administração encontrará dificuldades para elaborar um planejamento estratégico. Ele é o plano que traça objetivos e metas de acordo com influências internas e externas. É, inclusive, uma etapa fundamental na hora de abrir o negócio.

Portanto, a consultoria é o serviço que ajudará o empreendedor a se preparar para ter um negócio sólido desde sua abertura.

Quais as vantagens da consultoria na abertura de empresa?

Conforme dito anteriormente, a consultoria é fundamental para quem deseja abrir um negócio sólido, correto e adequado ao mercado. Ela ajuda o empreendedor a obter os melhores resultados por meio de apoio especializado nas diversas questões administrativas. O diagnóstico envolve qualquer área da empresa e traz vantagens a todas elas na hora de abrir um negócio, como:

  • Resultado rápido: o consultor que trabalha na abertura de um negócio está focado no resultado. O empreendedor apresentará suas questões e suas dificuldades ao especialista que precisam ser resolvidas. A partir disso, o profissional traça a melhor estratégia para resolvê-las de forma rápida, uma vez que, na maioria dos casos, já passaram por situações semelhantes.
  • Olhar externo: é muito comum que o empresário esteja viciado em seu produto ou serviço. Esse olhar parcial pode impedir que ele veja problemas em sua atividade na hora de abrir um negócio. Neste ponto, a presença do olhar externo do consultor é fundamental para identificar as oportunidades de melhoria e os novos caminhos de sucesso.
  • Organização: o consultor, por ser um profissional especializado em determinado assunto, organiza todo o processo relativo àquele setor. Até porque só é possível analisar detalhadamente uma área após organizá-la.

Como abrir um negócio é um passo sério a ser executado, a ACE Guarulhos pode ajudar em alguns processos importantes, como os relacionados à Junta Comercial e registro de marcas. Além de contar com a equipe da ACE, aproveite para conhecer algumas dicas de gestão cruciais para a saúde do seu negócio!