Notícias

Aumentam pedidos de falência no acumulado do ano

Guarulhos, 03 de setembro de 2015

Os pedidos de falência registraram alta de 14,2% no acumulado do ano, em relação ao mesmo período de 2014. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, as falências decretadas subiram 36,2% em relação ao período equivalente do ano anterior. Os dados são da Boa Vista SCPC (empresa parceira da ACE-Guarulhos), com abrangência nacional.

Em agosto de 2015, o número de pedidos de falências aumentou 0,5% na comparação mensal e foi 18,2% maior em relação a agosto de 2014. Na comparação interanual a decretação de falências aumentou 28,3%.

Os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas, no acumulado do ano, também seguiram tendência de alta, registrando 39,9% e 33,6%, respectivamente.

Para o presidente da ACE-Guarulhos, Jorge Taiar, as altas taxas de juros e a retração da atividade econômica prejudicam as empresas. “Isso encarece o capital de giro e a geração de caixa das empresas, que já possuem dificuldades de conseguir novos empréstimos”, lamenta.

Sem perspectiva de reversão do quadro no curto prazo, a Boa Vista SCPC espera que essa tendência dos indicadores de falências se mantenha e encerre o ano em patamares superiores aos de 2014.