Menos burocracia na hora de abrir ou fechar uma empresa
A presidente Dilma Rousseff anunciou na terça-feira, 19, na abertura do 14º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), que ocorreu em Campinas, a intenção do Governo Federal simplificar a abertura e o fechamento de empresas no país por meio de um portal na internet que deve ser lançado em 2014.
Dilma Rousseff abriu a 14ª edição do Congresso da Facesp
O portal, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, com status de ministério, se chama Rede Sim – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.
Segundo Dilma, o site facilitará a vida do empreendedor, especialmente por conta da desburocratização dos procedimentos. “Pensar simples é muito complicado. Pensar simples implica em você reunir num foco a solução para vários problemas complexos. A burocracia é uma delas. A burocracia complica a vida dos empreendedores, da população e do próprio governo. É preciso pensar simples”, disse.
A presidente Dilma aproveitou para elogiar as ações que a Facesp implementa a favor dos empreendedores. “Só quem celebra a história, tem condições de construir o futuro. Por isso, eu acredito que seja o momento adequado de comemorar os 50 anos da Facesp”, elogiou.
Em seu discurso, o presidente da Facesp e da ACSP, Rogério Amato, voltou a defender a livre iniciativa de empreender e enfatizou o caráter apartidário da entidade. “Somos uma rede capilar, com 420 associações espalhadas pelo Estado de São Paulo, com mais de 3 mil colaboradores e cerca de 260 mil associados. Somos um fórum permanente de debate. Nós temos um lado. O lado da livre iniciativa” falou.
Logo em seguida a abertura, o vice-governador de São Paulo e ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, ministrou a palestra “Pensar Simples: Vamos transformar a Pequena Empresa”, que falou sobre a desburocratização da formalização das empresas.
A abertura do 14º Congresso da Facesp contou com a presença da Ministra chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República; do secretário Afif Domingos; e do prefeito de Campinas, Jonas Donizete (PSB).