Notícias

Bilhete Único de Guarulhos já iniciou integração

Guarulhos, 07 de janeiro de 2011

A população de Guarulhos já utiliza mais de um ônibus ou micro-ônibus para se deslocar por toda a cidade no intervalo de até duas horas, pagando apenas o valor de uma única passagem (R$ 2,90). 

O Bilhete Único de Guarulhos, lançado no final do ano passado, inicia a operação de integração no sistema de transporte coletivo municipal. A previsão é que 450 mil passageiros sejam beneficiados, diariamente, pela iniciativa.
 
Com isso, as pessoas poderão usar quantas conduções forem necessárias em suas viagens, o que resultará em economia de tempo e de dinheiro. Não há obrigatoriedade para aquisição do Bilhete Único de Guarulhos que terá seis modelos diferentes e a tarifa pode ser paga com dinheiro. Porém, se o passageiro utilizar outra linha municipal, haverá a cobrança de nova passagem.
 
Os cartões atuais (Guarupasse) continuam válidos, mas será preciso entrar em contato com a Central do Bilhete Único e solicitar o cadastramento. Como o Bilhete Único de Guarulhos ainda não permite acesso às linhas intermunicipais, quem precisar se deslocar para outro município terá de pagar nova passagem.
 
Na opinião do diretor da ACE e representante titular do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito, Felipe Claro Gregório, a chegada do Bilhete Único em Guarulhos é positiva para o transporte público e seus beneficiários, mas pode prejudicar o meio alternativo com a implementação das novas leis. “O bilhete único é ótimo pela facilidade nas integrações municipais e demorou para ocorrer em Guarulhos.” afirma.
 
Para o usuário do novo sistema, o maior obstáculo para o sucesso do projeto é a falta de um planejamento mais adequado. “Alguns motoristas, cobradores e até mesmo as pessoas orientadoras encontram dificuldades em confirmar os respectivos itinerários.” afirma passageira M.P.C.
 
A usuária M.R. relata ter problemas com familiares que utilizam as novas linhas, “Tenho familiares que trabalham no aeroporto, e a linha que ia direto até lá, 25- Pça. da Saudade, não existe mais. Agora tem de pegar no mínimo dois ônibus e sair uma hora antes de casa para ir; e, para voltar, três ônibus.” disse.
 
Com o início da integração, todas as atuais linhas do transporte coletivo terão seus números modificados, algumas permanecerão com o mesmo nome e haverá ainda a criação de novos itinerários. Cartazes e folhetos já estão espalhados pela cidade para esclarecimentos, a prefeitura de Guarulhos disponibiliza também a Central do Bilhete Único (0800 559499) e o endereço eletrônico  www.guarulhos.sp.gov.br/bilheteunico.

A ACE–Guarulhos deseja saber sua opinião a respeito da implementação do Bilhete único na cidade e as mudanças que trará para usuários do transporte público.