Faturamento das MPE paulistas sobe 13,5% em maio
Os indicadores econômicos das micro e pequenas empresas relativos ao primeiro semestre deste ano vêm apresentando resultados animadores. Depois dos dados divulgados ontem (6) pela Serasa Experian sobre o desempenho em pedidos de falências – queda de 20,4% no semestre –, agora é a vez das pequenas empresas paulistas apresentarem em maio crescimento de 13,4% no faturamento em relação ao mesmo período de 2009.
Este é o oitavo mês consecutivo com aumento na receita real, posicionando o índice como o melhor maio para as MPE em 12 anos.
Para o diretor superintendente do Sebrae em São Paulo, Ricardo Tortorella, “o resultado está associado à retomada das atividades das empresas de micro e pequeno porte, com destaque para a indústria, que teve aumento real de faturamento de 23%, após amargar um mês de maio fraco, em 2009 (-17,6% sobre maio/08), reflexo da crise econômica mundial. O bom resultado mostra que as pequenas empresas são mais flexíveis e estão prontas para crescer”.
Os indicadores revelam também evolução nos demais setores, com crescimento de 20,1% em serviços e 7% no comércio.
A Pesquisa Indicadores Sebrae-SP, realizada em maio de 2010, monitora mensalmente o desempenho de 2,7 mil MPE em todo o estado, apresentando também dados para quatro regiões: Capital (cidade de São Paulo), Grande ABC, Região Metropolitana de São Paulo (39 municípios) e Interior.
No comparativo de maio de 2010 com abril de 2010, o faturamento real das MPE ficou estável (-0,1%). O setor de comércio registrou crescimento de 0,2% e o de serviços, 1,6%, enquanto a indústria registrou redução de 3,4% na receita real. “É comum a indústria faturar mais em março e abril, abastecendo o comércio para vender nos meses seguintes, em datas comemorativas, por exemplo, Dia das Mães e Dia dos Namorados”, explica Pedro João Gonçalves, consultor do Sebrae em São Paulo.