Notícias

Pagar com cartões ficou mais fácil

Guarulhos, 02 de julho de 2010

A vida do consumidor brasileiro está mais fácil na hora de pagar a conta com cartão. Começou a valer ontem, quinta-feira, 1º de julho, a medida que unifica as operações das máquinas leitoras de plásticos – válida tanto para operações de débito quanto de crédito.


Medida vai estimular a concorrência entre as empresas

Com isso, os aparelhos do sistema Cielo, que até ontem apenas operavam com a bandeira Visa, passam a aceitar também os cartões da Mastercard. Da mesma forma, as máquinas da Redecard agora atendem os plásticos da Visa e de outras bandeiras. Novas empresas adquirentes, como a Santander/GetNet, aceitam o Mastercard e outras 21 bandeiras. A medida assinala o fim da exclusividade de bandeiras com empresas que fornecem os equipamentos.

A mudança traz benefícios para o comércio, sobretudo para os micro, pequenos e médios varejistas. “As redes de multibandeiras darão maior eficiência nas operações e permitirão o surgimento de novos cartões no mercado”, disse Marcel Solimeo, economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). “Um número maior de cartões no mercado aumenta a concorrência, o que favorece, em especial, às micro, pequenas e médias empresas.” Surge a oportunidade, portanto, de renegociar os preços de aluguéis dos equipamentos e de condições de uso das máquinas de cobrança pelo varejo.