Janete Pietá recebe secretário político da embaixada americana
A visita do presidente norte-americano Barack Obama ao Brasil foi o primeiro assunto tratado pela deputada federal Janete Rocha Pietá (PT-SP) com o Secretário Político da Embaixada Americana, James Potts, que esteve em visita de cortesia a seu gabinete na terça-feira, 20. “O presidente norte-americano Barack Obama deve visitar o Brasil nos próximos três meses. As negociações ainda estão no começo”, adiantou Potts, que estava acompanhado da Secretária Política Paula Patterson e do assessor Daniel Parrilha.
Janete Pietá também quis saber quando acontecerá o primeiro contato entre Obama e os parlamentares brasileiros, pois à época de sua posse reivindicou, por meio de requerimento, a presença de parlamentares afrobrasileiros. “Nos disseram que nos 100 dias do governo de Obama poderia ocorrer o encontro”, cobrou. Potts disse que verificaria a possibilidade.
Já o Secretário Político quis saber mais detalhes da viagem da parlamentar a Honduras. “A embaixada dos EUA também está tentando intermediar a situação daquele país”. Segundo ele, a situação da delegação brasileira foi interessante, pois contou com parlamentares de diferentes partidos e diferentes opiniões.
A deputada ressaltou que não houve problemas em Honduras, pois todos os parlamentares defendiam o território nacional e a tentativa de diálogo. “Entendemos que o parlamento pode exercer a diplomacia parlamentar”. Janete perguntou qual era a posição americana e o Secretário informou que os EUA são contra a redução da liberdade instalada naquele país.