Notícias

Varejo no caminho da estabilidade

Guarulhos, 05 de outubro de 2009

As vendas em recuperação e a inadimplência em baixa. Essa é a “mistura básica” demonstrada nos números de setembro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). “As análises técnicas nos asseguram que efetivamente se constata a recuperação das vendas em um ritmo que transmite segurança de que será uma constante até o final do ano”, afirma o presidente da ACSP, Alencar Burti.

A média diária de consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) cresceu 3,9% em setembro, em relação a agosto, também deste ano. Em comparação a setembro de 2008, houve queda de 11,3%.

De acordo com o economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP, Emilio Alfieri, em setembro deste ano, o feriado do Dia da Independência caiu no domingo, ou seja, setembro do ano passado teve um dia útil a mais. Além disso, tomando como parâmetro o período de 2008, Alfieri disse que é possível constatar que é uma fase pré-crise, ou seja, de boas vendas. “Por isso, a queda é natural, se o índice for comparado ao resultado deste ano. Tudo indica que daqui para frente, a redução será menor”, observou. A comparação entre os meses de abril de 2008 e 2009, por exemplo, mostrou uma queda de 12% nas consultas.