Dados do CIET revelam crescimento do emprego
Currículo na mão e muita caminhada. Esta é a rotina de muitos desempregados, que todos os dias acordam cedo em busca de uma recolocação no mercado profissional, ainda mais em um país que vive os reflexos na crise financeira mundial que afetou diretamente a contratação de mão de obra. Mas ao que tudo indica, em Guarulhos, a turbulência econômica parece perder fôlego, já que dados do Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda (Ciet), mostram um saldo positivo na contratação de trabalhadores.
Maria Helena Gonçalves, secretária de Relações do Trabalho e Emprego
Entre janeiro e junho, 5.413 trabalhadores, finalmente, conseguiram uma colocação. Segundo a secretária de Relações do Trabalho e Emprego, Maria Helena Gonçalves, o mercado de trabalho volta a se aquecer e não apresenta mais a retração sentida no mês de outubro de 2008, época em que a crise financeira refletiu fortemente no país. O grande impulso dos números positivos foi dado pelo setor de comércio e serviço; a indústria, setor que mais emprega no município, ainda possui dados negativos, mas segundo Gonçalves começa a reagir.
Entre os cargos com maior número de vagas estão: auxiliar de linha de produção, operador de telemarketing ativo, ajudante de carga e descarga de mercadorias, costureira, auxiliar de limpeza, entre outros.
Segundo a secretária, o otimismo é grande, já que a expectativa é de crescimento até o final do ano. Gonçalves explica que mesmo com a crise, a administração municipal continuou promovendo políticas públicas para geração de emprego e renda. Para ela, o Ciet deixou de ser apenas uma ferramenta para recolocação profissional. “A partir do banco de dados podemos ter mais claro o tipo de curso que podemos oferecer para a população e outras políticas públicas que permitam a participação dos trabalhadores em palestras que os preparem para o mercado de trabalho, por exemplo”, disse.
As agências do Ciet atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Postos do Ciet
Posto Centro – Rua São Vicente de Paula, 163
Posto Cumbica – Avenida Cap. Aviador Walter Ribeiro, 359
Posto Pimentas – Avenida Juscelino Kubitschek, 2.760
Posto Vila Augusta – Rua Antonio Iervolino, 225