Notícias

Palestra da ACE debate a Nota Fiscal Eletrônica

Guarulhos, 14 de fevereiro de 2009

Com a presença de cerca de 90 profissionais do setor contábil, a ACE-Guarulhos realizou no auditório “Luis Roberto Mesquita”, na quinta-feira, 12, a palestra “Nota Fiscal eletrônica (NF-e) e o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)”. O encontro foi conduzido pelo advogado e técnico em contabilidade, Carlos Eduardo Lazzarini.


Carlos Eduardo Lazzarini

Lazzarini falou aos participantes sobre os conceitos da Nota Fiscal Eletrônica. A NF-e como sendo um documento de existência apenas digital, emitida e armazenada eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes.

O palestrante falou, também, sobre, a definição de NF-e; Suas Vantagens; A obrigatoriedade, O credenciamento; Empresas com mais de um estabelecimento; Tipos de operações permitidas;  Assinatura digital e o leiaute oficial; Comunicação Fiscal integrada;  O DANFE – Documento auxiliar da NF-e; Limite de Itens na NF-e; Circulação da mercadoria com a NF-e; Guarda digital; entre outros aspectos da NF-e.


Auditório da ACE ficou lotado de profissionais do setor contábil

Lazzarini ressaltou a importância do empresário emitir a NF-e, caso contrário as empresas estarão sujeitas a sanções do governo, que por meio da legislação quer aumentar a arrecadação sem alterar os valores cobrados pelos tributos. “O empresário é quem emite a NF-e, mas é importante que o seu contator lhe dê todo o suporte pois a legislação sofreu mudanças e o contabilista domina o assunto”, ressaltou.

O diretor de capacitação da ACE, Wilson Giglio, que acompanhou a palestra, disse que do ponto de vista de capacitação profissional, Lazzarini deu o recado. “O palestrante foi excelente. ele respondeu  as dúvidas dos participantes, ainda mais num momento como este em que a legislação sofre constante alteração. O empresário, por sua vez, precisa acompanhar estas mudanças para aplicá-las em seu empreendimento”, falou.

Além da Nota Fiscal Eletrônica, a palestra falou sobre o SPED Fiscal e Contábil instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração comercial e fiscal dos empresários e das sociedades empresárias, mediante fluxo único, computadorizado, de informações.

Acompanhe a programação de cursos e palestras da Associação Comercial através do site, www.aceguarulhos.com.br . Informações pelo telefone: (11) 2137-9333.