Notícias

Melhoram condições para investir em Guarulhos, avalia agência

Guarulhos, 30 de maio de 2008

A cidade de Guarulhos elevou suas condições como bom local para receber investimentos. É o que mostra nova avaliação preparada pela Austin Rating, agência classificadora de risco de crédito especializada em medir a capacidade e vontade de pagamento de dívidas de administrações públicas e da iniciativa privada.


Guarulhos: bom local para investimentos

A cidade permanece com a mesma avaliação (A–), obtida em junho de 2007, mas o relatório destaca uma perspectiva positiva para o município, que poderá ter sua pontuação aumentada dentro dos próximos seis a 12 meses. Guarulhos tem posição melhor do que capitais como São Paulo (BBB), Belo Horizonte (BBB–) e Porto Alegre, que tem a mesma nota (A-), mas conta com avaliação estável.

Está ainda à frente de estados como Rio de Janeiro (BBB+), Minas Gerais (BBB+) e Rio Grande do Sul (BB+). Perde somente para o Estado de São Paulo como um todo (A+) e a cidade do Rio de Janeiro (A).

Segundo a avaliação da Austin Rating, a tendência positiva do grau de investimento de Guarulhos é resultado da elevação da eficiência na arrecadação fiscal, nos gastos correntes do município com redução da dependência de transferências de outras esferas governamentais e nos recursos destinados ao tratamento de água e esgoto, o que reduz a necessidade de verbas para tratamento de doenças. Entre outros fatores que também contribuíram para a nota obtida estão a geração de recorrentes superávits orçamentários e primários, o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, além do baixo nível da relação entre Dívida Consolidada Líquida (DCL) e a Receita Corrente Líquida (RCL), que significa que o município mantém boa margem para endividamento com políticas voltadas ao desenvolvimento econômico.

Guarulhos é a segunda cidade paulista em número de habitantes (cerca de 1,3 milhão). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), integra o ranking dos dez municípios brasileiros que, juntos, concentram 25% do Produto Interno Bruto (PIB) — representa 1,01% do PIB nacional. Além disso, é cortada por três importantes rodovias: Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro; Fernão Dias,que permite o acesso entre São Paulo e Minas Gerais; e Ayrton Senna, que interliga a Capital ao Vale do Paraíba. Conta ainda com o Aeroporto Internacional de São Paulo, que é o maior terminal de cargas da América do Sul e o segundo da América Latina, e está próximo de São Paulo, que é o maior mercado consumidor e principal centro de negócios do país.

O município ocupa a 6ª colocação entre as cidades paulistas que mais exportam e a 14ª no cenário nacional. O comércio exterior obteve superávit de US$ 262,3 milhões em 2007, respondendo por 1,26% das exportações brasileiras. O principal destino dos produtos são os Estados Unidos, seguidos pelos países da Associação Latino-Americana de Integração/Aladi (Bolívia, Equador, Paraguai, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, Venezuela, Cuba, Argentina, México, além de Brasil), União Européia e Mercosul.

A Austin Rating, que opera há dez anos no Brasil, foi a primeira agência classificadora de risco de crédito nacional a conceder ratings (notas em relação à qualidade de crédito de um emissor de títulos, seja administração pública ou empresa).

O relatório completo da Austin Rating pode ser conferido em www.guarulhos.sp.gov.br ou www.austin.com.br.