Estado prevê novos IML e IC em Guarulhos
Órgãos serão instalados em escola do Jardim Ipanema
Hoje abandonado, o antigo prédio da Escola Estadual Glauber Rocha, no Jardim Ipanema (rua Campo Grande nº 111), poderá abrigar as novas instalações do Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Criminalística (IC), que atualmente funcionam em endereços distintos – o IML na vila Rio de Janeiro, e o IC no Bom Clima.
A informação é dada pelo médico e vereador Ricardo Rui (PPS) e confirmada pela assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública, ao informar que, no dia 9/11/2006, essa secretaria recebeu como doação de outra secretaria estadual, a da Educação, a área e o prédio do estabelecimento de ensino para tal finalidade.
A viabilização do projeto depende agora da aprovação do orçamento 2007 do Estado, que ocorrerá no próximo mês, já que deveria ter sido votado até 30/12/2006, segundo a assessoria de Imprensa da SSP. Também afirma que Estado e o prefeito Elói Pietá “estão conversando” para que haja um aproveitamento conjunto do imóvel que conta com quadras poliesportivas que podem ser utilizadas pela comunidade. A Prefeitura, por meio da assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, divulga que está estudando a proposta do Estado e que ainda não tem uma definição sobre a eventual parceria.
Ricardo Rui conta que, em junho de 2006, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma verba de R$ 250 mil para a reforma do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), e que tem quatro anos para gastá-la. “Não sei se a Prefeitura irá ou não empregar esse dinheiro no projeto do novo IML e IC”, diz. A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde confirma que há recursos (mas não especifica valores) do Sistema de Vigilância em Saúde pertencente ao Sistema Único de Saúde (SUS) para investimentos no SVO, e que, suas destinações somente serão definidas após a conclusão dos estudos do projeto do Estado.
O vereador afirma que, no dia 29 deste mês, presidirá na Câmara uma audiência pública sobre o assunto. “É ótimo caso o Estado tenha condição financeira para bancar um projeto desse sozinho; entretanto o ideal é que a Prefeitura esteja junto na iniciativa”, declara.
A diferença entre Instituto Médico Legal e Instituto de Criminalística está no fato de que o IML realiza o exame de perícia do cadáver, enquanto que o IC analisa os locais e as peças provenientes de um crime.
Atualmente o IC de Guarulhos atende além da demanda local, as cidades de Santa Isabel, Cajamar, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã.
Abandono do prédio de escola gera transtornos à comunidade – Enquanto o projeto do Estado não é viabilizado, quem sofre com o abandono do antigo prédio é a comunidade do entorno. O imóvel, desativado após a queda de um avião nas imediações, tem sido depredado e utilizado como esconderijo para usuários de drogas e prostitutas, além de servir até como abrigo para desmanche de carro roubado. É o que denuncia a presidente da Sociedade Amigos do Bairro do Jardim Ipanema, a auxiliar de enfermagem aposentada Araci Teixeira, 55 anos.
Segundo ela, a chefe da equipe de perícias médico-legais de Guarulhos (IML local), médica legista Alba Blasotti, visita com freqüência as dependências da escola e esteve no local pela última vez na semana passada.
Por telefone, Alba disse ao Olho Vivo nesta quarta-feira, 28, que prefere não se manifestar no momento sobre as novas instalações do IML. A Reportagem também tentou uma entrevista com o perito chefe do IC Guarulhos, Tadeu Alvarisa Lima, porém foi informada de que ele não se encontrava na cidade.
“As conversas com a Prefeitura é que irão definir as providências a serem tomadas”, respondeu a assessoria de Imprensa da SSP ao ser questionada sobre o que é possível ser feito de imediato para sanar a questão da falta de segurança na escola.