Notícias

Lula é reeleito presidente

Guarulhos, 29 de outubro de 2006

Com 80,18% dos votos apurados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, é considerado reeleito com 60,1% dos votos válidos. O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, está com 39,9%. A boca-de-urna realizada pelo Ibope e divulgada pela TV Globo já apontava a vitória do petista sobre o candidato tucano com uma diferença de 24 pontos porcentuais.

O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, proclamou que o presidente Lula foi reeleito para o cargo, quando a apuração chegou ao patamar de 90% dos votos. “Os votos que ainda faltam (apurar) não cobrem a diferença entre o primeiro e o segundo (Geraldo Alckmin) colocados, o que implica dizer que o presidente Lula foi reeleito”, afirmou Mello, em entrevista coletiva realizada por volta das 19h30.

Ele disse que o TSE, mais uma vez, “foi surpreendido pela velocidade da máquina”. A previsão inicial era de que a apuração só atingisse 90% às 22 horas, e esse total foi alcançado antes disso.

O presidente Lula acompanha a apuração dos votos da suíte de um hotel na região da Av. Paulista, acompanhado pela primeira dama, ministros, assessores e coordenadores da campanha. Ele aguarda a finalização da apuração para descer e fazer um pronunciamento. Perto dali, na própria avenida, petistas organizaram uma grande festa. Apesar da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirmar que não houve solicitação de interdição da Paulista, a Polícia Militar já providenciou as barreiras e solicitou reforço para garantir a realização dessa comemoração.

Alckmin, acompanhado de familiares e correligionários, se encontra em sua residência e afirmou que só se manifestará quando TSE fizer o anúncio oficial do resultado. Durante a tarde, o ex-governador só saiu para cumprimentar um vizinho que colocou na fachada da própria casa uma faixa em homenagem ao tucano.