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Armazenamentos de águas pluvias

Guarulhos, 08 de março de 2006

As técnicas para detenção de águas pluviais em estacionamento de automóveis que aqui serão mostradas ainda não estão sendo feitas no Brasil, apesar de serem usadas nos paises do primeiro mundo.

O estacionamento de veículos, principalmente de automóveis, pode ser usado como armazenamento de águas pluviais para reduzir a vazão de pico das enchentes nas galerias de águas pluviais e propiciar a infiltração parcial ou total no solo.

Existem duas maneiras de se fazer o armazenamento:

·superficial e
·sub-superficial.

Armazenamento superficial em um estacionamento

Geralmente pode ser usado em estacionamento de veículos de áreas comerciais e industriais e pode ser usado em áreas já construídas para que não haja necessidade de se aumentar os diâmetros das galerias existentes.

Na prática existem poucas cidades que usam o estacionamento de veículos para o armazenamento de águas pluviais superficialmente.

O estacionamento deve ter declividade maior que 0,5% e menor que 5% para se fazer o armazenamento.

Para o armazenamento a profundidade máxima da água admitida é de 20cm que poderá ficar no máximo no tempo de 30min. A vazão de pico geralmente é para período de retorno de 2anos nas condições de pós-desenvolvimento.

Deve ser instalado dispositivo para o escoamento da água no período máximo de uma hora e para enchentes de até Tr=100anos.

Desvantagem

O armazenamento superficial em estacionamento apresenta o inconveniente de o estacionamento ficar inundado durante uma hora e isto é muito criticado pelos usuários dos veículos.

Armazenamento sub-superficial em um estacionamento de veículos

Existe uma outra maneira que se pode proceder em novos estacionamentos, que é sub-superficial.

Primeiramente as águas pluviais passam por uma caixa onde há deposição de sólidos e capta os óleos e graxas existentes. Depois as águas pluviais são encaminhadas a um reservatório de pedras britadas ou dispositivo manufaturados de plásticos para o armazenamento de águas pluviais devendo a água ser infiltrada caso haja permeabilidade no local ou conduzida a galeria de águas pluviais mais próxima.

A câmara de infiltração é uma tecnologia emergente e é um exemplo de um estacionamento em asfalto havendo câmaras de plásticos sub-superficial.

A grande vantagem é que pode haver um asfalto por cima e por baixo as águas pluviais ficam armazenadas um determinado tempo, diminuindo os picos de vazão de enchentes.

O problema é que os custos serão bem maiores e é praticamente inaplicável em áreas de estacionamentos já existentes.

Plínio Thomaz

Diretor de Assuntos Hídricos da ACE