Viva Guarulhos viabilizará moradias
Viva Guarulhos, Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Guarulhos firmam termo de cooperação para disponibilizar 260 apartamentos do PAR – Programa de Arrendamento Residencial aos funcionários das associadas da Viva Guarulhos.
Com o propósito de divulgar o Programa de Arrendamento Residencial às empresas associadas da Organização da Sociedade Civil Viva Guarulhos, com prioridade àquelas sediadas próximas aos empreendimentos, será firmado no dia 11 de outubro, terça-feira, durante um café da manhã na sede da Viva Guarulhos, na rua Soldado Anélio da Luz, 120 – Jd. Ana Maria (prédio da Associação dos Rotarianos de Guarulhos), um termo de cooperação com a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Guarulhos e a entidade.
Nesse termo, será oficializada a contribuição da Viva Guarulhos na divulgação para a colocação de 340 apartamentos (70 unidades no condomínio Topázio, 30 no Ametista, 40 no Araucária e 200 no Turmalina), empreendimentos localizados na estrada do Sacramento, região do bairro dos Pimentas e na estrada dos Lavras, zona leste de Guarulhos.
São imóveis prontos para morar com 2 dormitórios, sala e cozinha e banheiro com acabamento e respectiva vaga de garagem, além de infra-estrutura básica, como água, luz, esgotamento sanitário e serviços públicos essenciais, como transporte e coleta de lixo.
A taxa de arrendamento residencial a ser paga durante o prazo de 180 meses equivale a 0,7% do valor do imóvel e está muito abaixo da média de imóveis de igual porte. Os imóveis oferecidos terão o valor médio mensal de R$ 215,00 mais R$ 70,00 de condomínio.
O PAR não é um programa que visa a aquisição imediata da moradia. Trata-se de uma modalidade de empréstimo com opção de compra, ou seja, o arrendatário só se torna proprietário do imóvel ao final dos 180 meses. A grande vantagem em relação ao financiamento habitacional é que, ao término do contrato, não restará ao arrendatário qualquer resíduo complementar.
O programa foi desenvolvido com foco na necessidade de moradia da população de baixa renda concentrada nas capitais e regiões metropolitanas. Este programa está de acordo com a diretriz central da política habitacional da atual gestão do município, que visa orientar a expansão urbana com a garantia do desenvolvimento sustentável. Em Guarulhos já foram entregues aproximadamente 5000 unidades.
A Viva Guarulhos, formada por empresas que tem vínculo afetivo e efetivo com o município, se predispôs a divulgar o programa entre seus associados, num total de 38 entidades, totalizando um universo de cerca de 10.000 trabalhadores. Estima-se que 30% destes possam enquadrar-se no perfil exigido pela CEF. Esta ação está contida no pilar de desenvolvimento estratégico Habitação, cuja missão é “Catalisar os esforços dos setores público, privado e da sociedade civil, contribuindo para a redução do déficit de habitações populares em Guarulhos, com atuação integrada e participativa”.
Condições – Os funcionários das 38 entidades associadas, candidatas a uma unidade habitacional, deverão cumprir com as seguintes exigências prévias:
a) Ser brasileiro nato ou naturalizado;
b) Ser detentor de visto permanente no país, no caso de estrangeiro;
c) Renda familiar mensal de 3 até 6 salários mínimos;
d) Renda familiar até 8 salários mínimos, tratando-se de profissionais da área de segurança pública, particularmente civis e militares;
e) Não ser proprietário ou promitente comprador de imóvel residencial no local de domicílio nem onde pretende fixá-lo, ou detentor de financiamento habitacional em qualquer local do país;
f) Ser maior de 18 anos ou emancipado;
g) Não ter contrato de arrendamento anterior rescindido, dentro do Programa, por descumprimento contratual;
h) Na data da assinatura do contrato, a soma da idade do arrendatário e o prazo de arrendamento de 15 anos, não podem ultrapassar 80 anos.
Para participar do programa, o candidato deverá fazer suas inscrição gratuitamente na Secretaria da Habitação, na rua Santa Conceição, 45 – Centro, Guarulhos. Para obter mais informações sobre documentação, o telefone é 6475.6600.