Cartórios eleitorais ampliam atendimento
O prazo termina no dia 5 de maio; atendimento será realizado, inclusive, neste sábado e domingo
A partir desta semana o horário de atendimento dos seis cartórios eleitorais do município deverá ser estendido, para que toda população possa solicitar o título ou transferir o local de votação. O prazo termina no dia 5 de maio, mas segundo Aparecida Elizabeth Gomes, chefe de cartório da 278ª zona eleitoral, o movimento ainda está fraco. “Estamos trabalhando aos sábados, domingos e feriados, mas parece que a população ainda não foi avisada ou está deixando para o último dia”, afirmou. Já nas zonas eleitorais 394ª e 395ª, na região de Cumbica, a situação é diferente. Cerca de 400 eleitores são atendidos por dia. “Entregamos senha até as 17 horas”, informou uma funcionária da 394ª zona eleitoral. Ela ressaltou que às 16 horas de segunda-feira, 26, ainda havia 350 pessoas na fila para serem atendidas.
Durante a semana, os cartórios localizados na rua Luís Faccini funcionam no período das 10 às 16h. Já no fim de semana, o atendimento é realizado no período das 9h às 17h. Já os cartórios da região de Cumbica funcionam de domingo a domingo, das 9h às 17h. Segundo levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral em 12/4, Guarulhos possui cerca de 627 mil eleitores. Esse número pode aumentar até a realização do pleito.
Aparecida Gomes observou que, por enquanto, os casos mais atendidos são os de adolescentes que completam 16 anos antes do dia 3 de outubro. Esse é o caso de Daiane Santana, que reside no Sítio dos Morros, região do Cocaia. Ela faz aniversário em setembro e sabe que seu voto não é obrigatório, mas disse que já quer providenciar toda sua documentação e cumprir com seu dever de cidadã. “Ainda não tirei o título porque trouxe comprovante de residência desatualizado”, disse a estudante que já escolheu seu candidato a vereador.
Os pedidos de transferência também movimentam bastante os cartórios eleitorais. “Algumas seções eleitorais estavam com superlotação e os eleitores solicitaram a transferência espontaneamente”, disse a chefe de cartório. Segundo ela, o TSE diminuiu o número de eleitores por seção, que antigamente era de 600 pessoas e hoje é de no máximo 400. “O número de escolas no município aumentou consideravelmente”, observou. De acordo com a chefe de cartório, são poucos os pedidos de segunda via do título de eleitor, pois a população sabe que também pode votar com a carteira de identidade.
Documentos
Para solicitar a primeira via do título de eleitor é necessário xerox da carteira de identidade e de um comprovante de residência atual, em nome do eleitor ou de algum parente. Homens de até 45 anos, que solicitarem o título pela primeira vez, também devem apresentar xerox do certificado de alistamento militar. Para solicitar a transferência, também é necessário levar o comprovante de votação nas últimas eleições. “Também trabalharemos no dia 1º de maio”, adiantou Neusa Rodrigues da Silva Santos, da 176ª zona eleitoral. “Quem não votou na última eleição e não se justificou, pagará multa imposta pelo Juiz Eleitoral, de no mínimo R$ 3,51 por cada turno”, salientou.
O título pode ser exigido em vários momentos da vida do eleitor, como em uma contratação, para tirar ou renovar o passaporte, para tirar CPF e recadastrar contribuintes isentos, para matrícula nos colégios e faculdades e para inscrição em concurso público.
Liliana Marciano