Abras apresenta cartão de crédito
A Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) lançou um cartão de crédito e de fidelidade para os pequenos e médios supermercados. O cartão terá perfil private label, que só pode ser utilizado em determinada rede, e levará a bandeira do supermercado. Para os clientes, o cartão não terá custos. Para os supermercadistas, o custo será referente à instalação do sistema de leitura.
De acordo com a Abras, o objetivo é viabilizar a adoção de private label por redes que não podem pagar as taxas de administrações praticadas no mercado. O custo será de 1,5% sobre o faturamento, contra os percentuais de 2,5% a 7% cobrados tradicionalmente.
O cartão utiliza a tecnologia smart de cartões inteligentes, recurso que permite operações offline. O chip conterá as informações sobre limite de crédito do cliente e, para supermercadistas que investirem em softwares de gerenciamento, possibilitará o acompanhamento do comportamento de consumo. A baixa do limite é feita no momento da compra.
Adesão estadual
A Abras fez parceria com a empresa CISA – Cartões Inteligentes S/A, que se encarregará da captura das transações e as enviará para as instituições financeiras, tarefa feita hoje pela Redecard e Visanet nos cartões tradicionais.
O projeto prevê a adesão das associações estaduais de supermercados, que devem escolher o banco ou financeira com as quais preferem trabalhar. As instituições financeiras é que fixarão o limite de crédito dos clientes.
Para o cliente, a concessão do cartão não terá custo, a não ser a taxa de R$ 2 por emissão do extrato, que será enviado pelo correio. Já o supermercado terá de investir na instalação de sistemas para leitura do cartão smart.
Segundo o diretor-técnico e coordenador do Abrascred, Aguinaldo Marques, o projeto-piloto começou a ser aplicado em janeiro pela Abras. Até agora, 17 supermercados do Distrito Federal e de Santa Catarina estão em testes, em parceria com a financeira Portocred.
A perspectiva da entidade é conseguir a cobertura de 80% do País até agosto. A Abras fornece aos que aderirem um CD-Rom com a campanha de divulgação.