Nec doa micros usados ao CPT
Doação faz parte do projeto de voluntariado da empresa e objetiva auxiliar o CPT na montagem de seu laboratório de hardware
Na última segunda-feira, o CPT (Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Guarulhos) recebeu a doação de sete microcomputadores usados da NEC do Brasil. Além destes, o diretor Hiromi Furumoto também fez questão de doar um microcomputador de sua propriedade ao nosso Centro Tecnológico. Os micros já usados e em condições de uso serão utilizados pelos alunos do curso básico de Montagem e Manutenção de Micro Computadores e do curso técnico de Informática.
O curso básico de Montagem e Manutenção de Microcomputadores é o terceiro curso mais procurado, perdendo apenas para inglês e informática. A grande procura deve-se ao fato de que com este conhecimento, se o aluno não conseguir uma vaga no mercado de trabalho, ele pode atuar como autônomo de técnico de informática. Levando-se em conta que com a Internet e a facilidade com que vírus se espalham na rede, danificando as máquinas, a profissão de técnico de informática tornou-se muito atrativa e rentável. Entretanto, é um curso prático, com poucas aulas teóricas, tornando-se grande a necessidade de peças de computador e micros usados.
A diretora Zenaide Evangelista Cobucci agradeceu à NEC e ao diretor Furumoto por todos os alunos e professores do CPT. “O objetivo do CPT é oferecer ao jovem carente a oportunidade de estudar e de se capacitar profissionalmente, para que este possa obter uma boa colocação no mercado de trabalho. Desenvolvemos este trabalho através da concessão de bolsas de estudo e da prática de mensalidades bem abaixo do mercado. Entretanto, este objetivo que vem sendo alcançado com sucesso, só tem sido possível graças ao engajamento de empresas que estão investindo na capacitação profissional, como é o caso da NEC.” ·
Programa “Faça um dia diferente” – Dentro da filosofia de construir uma comunidade diferente e um mundo melhor, ajudando a comunidade local, a NEC criou o Programa “Faça um dia diferente”. E foi através desse programa que a empresa resolveu ajudar o CPT com a doação dos micros. O funcionário Walmir participou como voluntário, ajudando na configuração e preparação dos micros. Sonia Toriello, integrante da área de Qualidade da NEC, explica que o programa, criado no Japão e desenvolvido no Brasil há dois anos, engloba atividades de conservação do meio ambiente, do planeta e de educação dos jovens; além disso, tem os seguintes objetivos: auxiliar diversas comunidades devido à vasta presença da NEC em todo o mundo, e conscientizar os funcionários e empresas parceiras sobre a importância do voluntariado. Fazer a diferença significa construir uma comunidade diferente, melhorando a qualidade de vida; significa também a diferença que os participantes vivenciarão, ajudando a comunidade da qual fazem parte”, afirma.
A empresa já é a segunda a fazer doações ao CPT este ano – Além da NEC, outra empresa realizou uma boa doação ao CPT: a Eletrolux, que doou três aparelhos condicionadores de ar modelo AG10F, da linha energy saver, cujas principais vantagens são a economia de energia elétrica e o baixo nível de ruído na climatização de ambientes.
A doação totalizou R$ 1.253,25. O objetivo da doação é auxiliar o CPT na montagem do laboratório de hotelaria, que deverá ser utilizado pelos alunos e professores dos cursos técnicos de turismo e hospitalidade. A instalação de um aparelho condicionador de ar no laboratório de hotelaria é importante para que o aluno saiba realizar adequadamente a climatização de uma suíte, bem como a manutenção e limpeza do aparelho, de modo a garantir o conforto e a higiene necessários ao hóspede; além de realizar suas atividades em um ambiente confortável.
O curso técnico de Turismo e Hospitalidade, apesar de ser um dos mais procurados, devido à vocação de nossa cidade para o Turismo de Negócios, foi adotado pelo CPT muito depois do projeto inicial da escola ser aprovado pelo MEC, motivo pelo qual a escola não pode fazer licitação para montagem do laboratório de hotelaria. Porém, acreditamos que, atualmente, há muitas empresas engajadas na chamada Responsabilidade Social, e acreditam na proposta inovadora do CPT: oferecer educação e capacitação profissional de qualidade ao jovem sem recursos financeiros.
As empresas interessadas em conhecer o CPT e em realizarem este investimento social devem entrar em contato com a direção da escola, através do telefone (11) 6456-9566 – Ramal 211 ou pelo e-mail: cpt@agende-guarulhos.org.br. Além de contribuírem para o desenvolvimento sustentável, poderão ser beneficiadas por incentivos fiscais, através da Lei Federal 9.249/95.
Informações: www.agende-guarulhos.org.br/oscip.