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Micro e pequenos sofrem com burocracia da Cofins

Guarulhos, 04 de fevereiro de 2004

Nem mesmo as empresas optantes pelo Simples saíram ilesas das mudanças nas regras da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Pequenos e micro prestadores de serviços estão obrigados a fornecer uma declaração de inclusão no regime aos seus clientes, para não serem tributados na fonte, conforme determina a Instrução Normativa SRF nº 381, de 30 de dezembro último. Pelas novas regras, foi transferido ao contratante de determinados serviços a responsabilidade de recolher Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), Cofins e PIS/Pasep, dentro do regime antigo, de cumulatividade.

A declaração deverá ser feita a cada pagamento, em duas vias, uma para cada parte.

Estão sujeitas à retenção na fonte empresas que prestam serviços de limpeza, conservação, manutenção, segurança, vigilância, transporte de valores, locação de mão-de-obra, assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção e riscos, administração de contas a pagar e a receber, além de serviços profissionais.

Com a edição da instrução normativa, aumentou ainda mais a burocracia para as empresas tributadas com base no lucro real – as atingidas diretamente pelas novas regras da Cofins -, o que deverá se traduzir em alta de custos. Além de terem de exigir a declaração dos optantes pelo Simples, terão ainda de entregar ao Fisco um comprovante anual de retenção da contribuição e o Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais (Dacon), para o cálculo doPIS/Pasep e da Cofins não-cumulativos. O Dacon deve ser apresentado até o último dia útil do mês subsequente ao término do trimestre. E o comprovante de retenção, até 28 de fevereiro de cada ano.

Com as mudanças, segundo o advogado Douglas Mota, está havendo uma transferência do trabalho do governo para as empresas contábeis. “Com o aumento de poderio de fiscalização, ganham escritórios de contabilidade, que terão mais serviço e cobrarão por isso”, diz.

A nova Cofins obrigou os escritórios a reorganizar a forma de trabalho, implantando sistemas de informática e ampliando jornadas de funcionários, segundo a encarregada do departamento fiscal da King Contabilidade, Josefina do Nascimento. Na Flaumar Assessoria Empresarial, um funcionário será destacado apenas para fazer o controle das retenções. Os valores cobrados dos atuais clientes, no entanto, serão mantidos.

Adriana David