Empresa cidadã: ACSP recebe prêmio
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) recebe a título de menção honrosa o prêmio Empresa Cidadã 2003. O motivo: as ações sociais praticadas junto aos seus colaboradores e à sociedade e também o trabalho em prol da divulgação e consolidação da cidadania e responsabilidade social na Capital. A entrega do título acontece nesta sexta-feira, 24, às 10h, na Câmara Municipal. Essa é a terceira edição do Selo Empresa Cidadã, criado para estimular as empresas a contribuírem no combate à exclusão social.
O Dia da Empresa Cidadã foi criado pela resolução 05/98 de autoria da ex-vereadora Aldaíza Sposati. Vinte e oito empresas foram apontadas como Empresa Cidadã, entre elas a Alcoa Alumínio, Banco Bradesco, Banco do Brasil, Banco Itaú, Banco Santander/ Banespa, Companhia de Engenharia de Tráfego, Mc Donald?s e Natura Cosméticos.
Ações – A preocupação com o investimento em ações sociais e de cidadania é uma constante nos 108 anos de história da Associação Comercial. A entidade fundou hospitais, escolas e apoiou os serviços do Corpo de Bombeiros.
“O ano de 2002 foi um dos mais profícuos para a entidade, não só pelo apoio e contribuição à classe empresarial, pelo expressivo crescimento de seus serviços, pelo avanço tecnológico, mas principalmente pela participação em campanhas e projetos sociais. A ênfase é para o movimento Degrau, que contou com a marcante colaboração e trabalho do ex-presidente Alencar Burti e do vice-presidente Rogério Amato”, disse o presidente da Associação Comercial, Guilherme Afif Domingos, ao apresentar o balanço social no início desse ano.
Nos últimos anos, essas ações de cidadania se intensificaram. “Algumas dessas ações têm contribuído para a redução do desemprego na cidade”, diz Regina Santana, assistente social da ACSP.
O Movimento Degrau, uma iniciativa da ACSP junto com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Rede Brasileira de Entidades Assistenciais e Filantrópicas (Rebraf), incentiva a contratação pelas empresas de jovens em situação de risco (lei 10.097/2000). Somente na ACSP trabalham 43 aprendizes. Em todo o Estado já são mais de mil.
Recolocação – A Associação Comercial mantém ainda um Programa de Apoio à Recolocação. Segundo Regina Santana, no ano passado 1,1 mil desempregados participaram desse programa e este ano mais de 700 pessoas. O programa, além de orientar na recolocação, divulga os currículos.
O meio ambiente também é uma preocupação da Associação Comercial. Em 2002, foram coletadas 2,5 mil toneladas de material reciclável, especialmente papel, destinadas à instituição Vira-Latas, que emprega pessoas de baixa renda. Essa ação é implementada em parceria com os 820 profissionais que atuam na ACSP.
A melhoria da qualidade de vida na cidade está entre as metas da Associação Comercial. A entidade participa de campanhas de valorização do Centro, através de seu papel na Ação Local Boa Vista. A criação do Marco da Paz, hoje um cartão-postal da cidade, faz parte dessa linha de ação. Além de promoção de eventos como a Feira da Saúde, com orientação e atendimento gratuito.
Consumidor – Além de prestar um bom serviço a associados e consumidores, a Associação Comercial tem entre seus objetivos estar atenta às necessidades dos brasileiros. Já distribuiu mais de 2 milhões de cartilhas Limpe o seu nome na Praça, orientando a população sobre a perda e roubo de documentos e os cuidados para evitar a inadimplência.
Também atende e orienta, gratuitamente, milhares de pessoas que estão em situação de inadimplência.
Incentivo – A Associação Comercial também incentiva a participação dos funcionários em projetos sociais. Eles fazem doações mensais que são destinadas À Casa Vida, Toca de Assis, Associação Maria Helen Drexel e Projeto de Incentivo à Vida Infantil (Pivi).
Em datas festivas como Dia das Crianças e Natal, os funcionários realizam festas para as crianças assistidas por essas instituições.
Qualidade no trabalho – A ACSP vem investindo fortemente em seu corpo de colaboradores. Em 2002, foram destinados mais de R$ 6 milhões para pagamento de participação nos lucros, treinamento, bolsas de estudos, programas de saúde e saúde ocupacional e previdência privada, entre outros benefícios.
São realizadas pesquisas entre os funcionários. Na última, o nível de satisfação interna foi de 98%. Agora, os funcionários também têm à disposição tratamento psicológico e fonoaudiológico.
Também são promovidas para o público interno e externo atividades relacionadas ao ambiente social e qualidade de vida. Há encontros para gestantes, com periodicidade semestral e palestras sobre temas como prevenção de Aids/DST e câncer de mama. Anualmente são promovidas campanhas de vacinação da gripe e de doação de sangue.
Preocupada com os direitos humanos, a Associação elaborou e divulgou um Código de Ética, priorizando e valorizando as relações comerciais e sociais. Produziu e divulgou entre os colaboradores ainda um manual sobre Assédio Sexual, abrindo espaço para críticas, sugestões ou denúncias.
Teresinha Matos