Notícias

Caixa antecipa 13º para microempresas

Guarulhos, 21 de outubro de 2003

O fim do ano está aí e, com isto, boa parte das empresas já começa a se preocupar com o pagamento do décimo terceiro salário de seus funcionários. Isto significa uma folha de pagamento praticamente dobrada, já que o benefício equivale ao salário bruto do funcionário, quando pago integralmente. No geral, o benefício é pago em duas parcelas, a primeira vence no final de novembro e a segunda deve ser paga até 20 de dezembro. Embora o benefício seja diluído em dois meses, muitas vezes este gasto, quando não tiver sido planejado, pode significar um grande rombo na conta da empresa.

Desta forma, uma boa opção é recorrer às linhas de antecipação do décimo terceiro, que geralmente apresentam taxas de juros bastante atrativas. A Caixa Econômica começou a disponibilizar na semana passada, sua linha de crédito para micro, pequenas e médias empresas que queiram antecipar o pagamento do décimo terceiro de seus funcionários, como forma de minimizar o impacto do pagamento no caixa da empresa.

O prazo de pagamento do empréstimo pode aliviar bastante o orçamento da empresa, uma vez que o empréstimo poderá ser amortizado em até doze parcelas mensais, diluindo então o gasto extra com a folha de pagamento ao longo dos meses. A taxa de juros cobrada neste tipo de transação também é bastante atrativa, variando de 0,83% até 2,47% ao mês. O limite do empréstimo vai depender de acordo com análise de crédito do cliente, porém está limitado ao valor da folha de pagamento mais os encargos sociais.