Noruega e Brasil discutem Tecnologia da Informação
No dia 8 de outubro, às 14h30, especialistas brasileiros e noruegueses se encontram em São Paulo para discutir o perfil das indústrias norueguesas de TI (tecnologia da informação) que atuam no Brasil e reforçar os laços de cooperação entre as empresas dos dois países. O seminário, chamado “Telecomunicações: diminuindo barreiras”, ocorre na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
O Brasil, um dos países que mais fazem uso de TI no mundo, ainda não utiliza todo o seu potencial no desenvolvimento de programas e serviços de convergência entre tecnologia de informação e as telecomunicações. A Noruega, por sua vez, é considerado um dos países que melhor realiza essa convergência, integrando a tecnologia à vida de sua população e exportando seu conhecimento para o mundo.
Antes do seminário, o Rei Harald V (pronuncia-se “rárald”), da Noruega, participa de almoço na sede da Fiesp, onde se encontra com dirigentes da entidade e representantes de destaque dos meios empresariais brasileiros e noruegueses.
O evento faz parte da visita de Estado da Noruega ao Brasil, entre 7 e 11 de outubro. A comitiva norueguesa é formada pelo Rei Harald e a Rainha Sonja (pronuncia-se “sônia”), acompanhados de cinco ministros e 130 empresários. A agenda contempla atividades para promover comércio e investimentos entre os dois países, show musical com renda destinada ao Fome Zero, encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visita ao Mercado Municipal de São Paulo e a projetos sociais no Rio de Janeiro.
Noruega e Brasil formam uma parceria que se destaca pelos resultados já obtidos e por seu potencial de crescimento. A economia brasileira deve atrair nos próximos cinco anos até US$ 5 bilhões de investimentos noruegueses. O comércio bilateral atingiu US$ 465 milhões em 2002, um aumento de 47% em apenas seis anos. O diálogo político entre os dois governos também se intensifica, abordando temas como o combate à pobreza e esforços internacionais por paz e desenvolvimento.