Notícias

A Liga Extraordinária traz Sean Connery como herói do século 19

Guarulhos, 12 de setembro de 2003

ArteA Liga Extraordinária junta várias figuras literárias famosas do século 19 para combater um vilão dotado de recursos tecnológicos superinusitados para aqueles tempos. O filme remete a uma época – 1899 – em que o mal violento tinha alvos menores e mais específicos.

Assim, a população de Londres no final da era vitoriana se choca ao ficar sabendo que um terrorista conhecido como Fantasma pôde invadir o Banco da Inglaterra com um tanque e, depois de desestabilizar o continente, pretende explodir Veneza inteira durante uma cúpula de emergência na cidade com todos os chefes de Estado dos países europeus.

Diante da falta do que hoje conhecemos como super-heróis, ou mesmo de alguém como James Bond, um cavalheiro britânico conhecido apenas como M (Richard Roxburgh) reúne várias figuras famosas para tentar impedir a ação do Fantasma. E eles têm apenas quatro dias até o início da cúpula.

Alguns dos convocados são o lendário caçador e aventureiro Allan Quatermain, do livro As Minas do Rei Salomão (Sean Connery); o brilhante nômade submarino criado por Júlio Verne em 20 Mil Léguas Submarinas, Capitão Nemo (o veterano ator indiano Naseeruddin Shah); o eterno e indestrutível esteta Dorian Gray (Stuart Townsend), criado por Oscar Wilde; o brilhante médico Dr. Jekyll e seu alter ego monstruoso Mr. Hyde (Jason Flemyng), e Tom Sawyer (Shane West), que quando garoto brincava no rio Mississippi no livro de Mark Twain e agora aparece como membro do Serviço Secreto.

O grupo se dirige a Veneza no enorme e elegante submarino Náutilo, do Capitão Nemo. Mas quase chega tarde demais.

Pouco depois de o Náutilo percorrer os canais de Veneza à procura de explosivos, bombas submarinas começam a explodir e a derrubar a cidade.

Apenas algumas proezas de raciocínio e alguns atos heróicos conseguem impedir sua destruição. Allan Quatermain desmascara o Fantasma.

Embora esses personagens possam significar pouco para muitos espectadores, eles são apresentados com humor e toques bizarros pelo diretor Stephen Norrington (Blade, o Caçador de Vampiros), a partir de um roteiro de James Dale Robinson.

Mas o que mais chama a atenção é o mundo que esses personagens habitam. Sombrios, dourados e resplandecentes com os ornamentos típicos da época imperial, os cenários criam um ambiente sedutor enraizado no passado, mas com tom futurista.

Ficha técnica

Título original: The League of Extraordinary Gentlemen

Gênero: Aventura

País de origem: Estados Unidos

Duração: 110 min.

Diretor: Stephen Norrington

Elenco: Sean Connery, Naseeruddin Shah, Peta Wilson