Notícias

Sistema de radares de vôo em SP será ampliado

Guarulhos, 27 de agosto de 2003

O sistema aéreo brasileiro terá novos equipamentos em seu sistema de radares. Estão sendo comprados e instalados 6 novos radares para ajudar no controle de vôos para a chamada área terminal de São Paulo.

Esse conjunto tem um custo estimado de US$ 2,5 milhões e servirá para melhorar a segurança na chamada área terminal de vôo de São Paulo que atualmente usa 3 radares.

O chefe do Sistema Regional de Proteção ao Vôo (SRPV) em São Paulo, órgão subordinado ao Ministério da Defesa e responsável pelo controle de vôo, coronel Helio Silva Filho, explicou que a ampliação e modernização do sistema possibilitará um tráfego aéreo mais seguro, principalmente na sobreposição das áreas de atuação de cada um dos radares. Deverão ficar em operação 6 radares, sendo desativados alguns dos antigos.

Com o sistema atual, segundo explicou o coronel, quando um radar tem um problema a distância entre os aviões tinha que ser aumentada. Agora, com mais equipamentos a área de cobertura será maior e mais detalhada permitindo um melhor suporte em caso de problema em alguma das unidades.

Foram investidos US$ 300 mil na troca do sistema que já tinha sido instalado no ano passado, mas só foi certificado para começar operar em julho.

Cindy Corrêa