Países já consideram irreal Alca em 2005
O prazo de janeiro de 2005 para a conclusão da Alca (Área de Livre Comércio das Américas) já é considerado irreal por especialistas e funcionários dos países envolvidos nas negociações.
Prevendo um fracasso na data estabelecida, os Estados Unidos já procuram ampliar os acordos bilaterais com países do hemisfério. A Colômbia deve ser o próximo da lista, a exemplo do que os norte-americanos fizeram com o Chile, cujo acordo deve ser fechado neste ano.
“Se o processo da Alca ficar lento, há duas maneiras de conquistarmos o livre comércio nas Américas: um a um ou com todos de uma vez”, disse em Washington o representante de Comércio dos EUA, Robert Zoellick. “Se algum país não estiver pronto para ir em frente, tudo bem, nós vamos com os outros.”
Zoellick apenas externou publicamente o que já se comenta com ênfase nos bastidores. Segundo a reportagem apurou, mesmo os EUA consideram improvável concluir a Alca em janeiro de 2005.
Por isso, seu representante comercial teria reforçado a estratégia de pressão americana, que visa cooptar mais países para acordos bilaterais e enfraquecer a posição brasileira na negociação.
Fernando Canzian