Notícias

Prefeito expõe ações de governo ao Conselho de Desenvolvimento

Guarulhos, 10 de abril de 2003

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Guarulhos voltou a se reunir na última terça-feira, dia 08, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Guarulhos. O destaque foi à explanação do prefeito Elói Pietá (PT) sobre as realizações da prefeitura nesta administração e os projetos que devem ser implementados até o final do ano que vem. Foram debatidos, ainda, assuntos polêmicos como violência, habitação e revitalização do Centro.

O prefeito Elói Pietá abriu a reunião apresentando em números o que foi feito nos 27 meses de administração. Comparou dados da área de educação que, segundo afirmou, têm sido a maior prioridade de sua gestão, com investimentos em reforma e construção de escolas e creches. As vagas nos estabelecimentos de ensino foram dobradas e ampliadas em mais de 1.000% nas creches. Também falou da solução da crônica falta d`água em vários bairros, com o abastecimento já chegando a atender a 97% da cidade.

Pietá disse estar ciente que os eixos de trabalho do conselho estão voltados para a revitalização do Centro, do entorno do aeroporto e da região industrial. E explicou que a falta de ação nesses projetos se deve às grandes demandas sociais e à escassez de recursos do orçamento, no qual R$ 600 milhões dos R$ 660 milhões estão comprometidos com a manutenção da cidade, ficando o resto para investimentos em todo o município.

Na seqüência, o prefeito passou a responder a questionamentos de membros do conselho e representantes de vários setores empresariais. Sobre a região central, Pietá adiantou que no segundo semestre já serão implementadas algumas ações do projeto de revitalização, inclusive estando prevista a inauguração do complexo cultural e educacional do Adamastor. Em relação às favelas instaladas na avenida Guinle, em Cumbica, a solução ainda está sendo encaminhada, com a articulação de parcerias com a iniciativa privada e as três esferas de governo. Ainda foram discutidas questões no campo de segurança, turismo de negócios e tributária.

Ao final do encontro, a ACE-Guarulhos, representanda na ocasião por Anunciato Thomeo Sobrinho, Adilson Ribas, Décio Pompêo Júnior e Maurici Dias Gomes, juntamente com o Sescon, Ciesp, Asec, Agende e CRC entregaram ao prefeito documento solicitando a revogação do decreto sobre o Recolhimento de ISS pelas empresas sobre os prestadores de serviços. As entidades entendem que tal medida não é aplicável num curto prazo e sua revogação seria a única saída.