Notícias

Um modelo simples de estratégia

Guarulhos, 01 de abril de 2003

Todo empreendedor, ao iniciar seu negócio, o faz repleto de sonhos e objetivos a serem alcançados. Com o tempo, porém, acaba ficando preso à coordenação de processos operacionais, gerindo o dia-a-dia e se esquecendo dos seus ideais de longo prazo. Passa a maior parte do dia “resolvendo pepinos” e “apagando fogo”, e sequer tem tempo de observar o que de fato está acontecendo. Passa a acreditar que seu negócio estagnou e que só continuará a crescer com um golpe de sorte, uma melhoria no mercado, enfim, algo que independe dele.

Estarão de fato todos os empreendedores presos a esse cruel destino? Certamente que não! Então, o que difere um “apagador de incêndios” de um empresário que consegue alcançar seus objetivos? A resposta é simples: orientação estratégica. É fato que existem modelos muito sofisticados de estratégia, mas, através de um modelo simples, toda empresa pode traçar suas estratégias, e com o uso de ferramentas adequadas de planejamento adequá-las para que possam ser implantadas. O empreendedor precisa saber qual realmente é sua empresa. Todos acham que conhecem, mas verifique se isto resiste a perguntas básicas como: qual é o propósito, metas e objetivos da minha empresa? Existe uma análise dos meus clientes, concorrentes, pontos fortes e fracos? O mercado me oferece mais oportunidades do que ameaças? Faço projeções e controles financeiros em minha empresa?

A partir desse conhecimento é possível traçar projetos que sejam realmente factíveis para a empresa e que estejam de acordo com os objetivos propostos. Consultores externos são bem vindos num diagnóstico dessa natureza. Com ferramentas simples, é possível adequar o orçamento, tempo de implantação e pessoal necessário à realidade da empresa. É possível criar condições para que, sem prejudicar a gestão de curto prazo, objetivos de longo prazo sejam implantados, basta que a organização possua uma orientação estratégica adequada.