Notícias

8 Mile revela talento de Eminem para o cinema

Guarulhos, 21 de março de 2003

arteA força contundente do fenômeno pop Eminem aparece intacta em 8 Mile – Rua das Ilusões, assim como seu humor e sensibilidade.

Ao lançar um olhar duro e direto sobre o mundo difícil em que vivia o rapper branco antes de alcançar a fama, o filme, que chega aos cinemas nesta sexta-feira, parece destinado não apenas a agradar os fãs de Eminem, mas também os que até então eram céticos quanto ao talento dele para a telona – obviamente esse talento brota muito mais graças ao trabalho do diretor Curtis Hanson.

No filme, Eminem/Marshall Mathers/Slim Shady é Jimmy Smith Jr., nome artístico Rabbit, único branco visto como digno de juntar-se aos negros de talento nas batalhas de rap encenadas no clube The Shelter.

A cena de abertura mergulha de cabeça nesse meio, quando Jimmy, depois de vomitar de nervosismo, perde a cabeça quando lhe entregam o microfone e abandona o palco em meio a vaias.

Tendo acabado de brigar com sua namorada, Jimmy não tem escolha senão dormir no trailer de sua mãe, uma mulher sexy, mas pobre e derrotada (Kim Basinger) que vive no estacionamento de trailers 8 Mile com sua filha menor, Lily (Chloe Greenfield).

A trama, que se desenrola ao longo de uma semana, evoca de maneira totalmente convincente a vida da classe trabalhadora urbana e pobre dos EUA de uma maneira que os grandes estúdios de cinema não têm feito nos últimos 25 anos.

A direção de Hanson reforça a identificação intensa da história com sua ambientação específica: Detroit em 1995.

A maioria das locações fica em torno da rua perimetral 8 Mile, que divide os subúrbios brancos de Detroit do centro pobre, habitado por negros.

Abandonada e devastada, essa região central parece ser marcada pela desesperança, de modo que a única chance de uma vida melhor para seus moradores seria sair de lá. Mas esse sonho está muito distante para eles, se é que existe.

Apesar do fracasso no clube, Jimmy conta com uma turma que o vê como quase gênio: o incentivador e religioso Future (Mekhi Phifer), o gigante Sol (Omar Benson Miller); o sério, mas engraçado DJ Iz (De'Angelo Wilson) e o bobão Cheddar Bob (Evan Jones), outro branco do grupo.

Quem também está interessado em ligar-se a Jimmy é o candidato a promotor musical Wink (Eugene Byrd), que vive lhe acenando com a possibilidade de horas gratuitas num estúdio de gravação. Depois de mostrar uma semana na vida de Jimmy e seus amigos, é sexta-feira outra vez no The Shelter, numa sequência eletrizante de 15 minutos que mostra uma “batalha” de rap.

Diante de uma platéia totalmente instigada e participante, Jimmy e uma série de três adversários trocam abusos e insultos rimados e ritmados, e o último a falar um verso é proclamado o campeão.

Os críticos talvez reclamem que esta cena final não passa de uma versão rap de Rocky, com a Grande Esperança Branca, Jimmy, derrotando os negros em sua própria arte.

Mas, enquanto o personagem de Sylvestre Stallone era mera ficção, 8 Mile é ancorado na autenticidade e integridade do próprio Eminem, que representa a prova viva de que “Jimmy” faz exatamente o que o rapper e ator é capaz de fazer e faz na vida real.