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Internet é estratégia do setor imobiliário

Guarulhos, 24 de fevereiro de 2003

Depois das prestações a perder de vista, das facilidades no pagamento e dos brindes, as construtoras, incorporadoras e imobiliárias estão lançando mão de outro artifício para driblar a queda na venda de imóveis que o setor enfrenta nos últimos anos: o uso da internet.

Segundo Luiz Fernando Gambi, diretor do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais e Residenciais de São Paulo (SECOVI-SP), fazer uso da internet não é apenas criar um e-mail para a empresa. Tanto os portais imobiliários, que unificam o serviço imobiliário de várias empresas, quanto os sites das empresas estão inovando neste sentindo. Em muitos sites do segmento já é possível fazer um tour virtual e tirar suas dúvidas em uma sala de chat.

A internet como instrumento de venda começou a ser usada em 2000, juntamente com seu boom mundial. “Naquele ano apareceram entre 30 e 40 portais imobiliários nacionais. Sobraram apenas dois de representatividade nacional', diz Gambi.

Alejandro Dicovsky, gerente de e-business da Tecnisa, uma das maiores construtoras do país, acredita que um dos maiores empecilhos para o crescimento do uso da rede mundial no ramo é uma questão cultural, as pessoas não confiam na rede. Outra grande dificuldade vem por parte das empresas, em sua maioria de origem familiar, que não investem no marketing desse serviço. Mas ele ainda ressalta que a grande vantagem oferecida em relação aos outros meios de divulgação de imóveis é que o cliente acessa diretamente as informações desejadas, não é necessário tomar contato com todas as informações para depois decidir as que lhe convém.

Para 2003, Gambi prevê um crescimento de 50% no número de acesso aos portais imobiliários e sites de construtoras e incorporadoras. “O público está adquirindo cada vez mais noção do poder de uso da internet” garante o diretor.