Notícias

Cheque com data errada só vale até sexta (31)

Guarulhos, 28 de janeiro de 2003

Os bancos devem aceitar os cheques preenchidos com a data de janeiro de 2002 somente até o próximo dia 31, sexta-feira, de acordo com o comunicado nº 174/2002, da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Depois de verificar que não se trata de cheque prescrito, o banco deve efetuar o pagamento do cheque com a data incorreta.

A partir do dia 1º de fevereiro, quem receber cheque terá de procurar o emitente para efetuar a troca.

Cuidados – Os comerciantes precisam manter alguns cuidados, principalmente nesta época do ano (no vencimento de muitos cheques pré-datados recebidos no período do Natal), quando os índices de inadimplência costumam aumentar.

Segundo dados do Instituto de Economia Gastão Vidigal, em janeiro do ano passado, quase 1,157 milhão de cheques foram devolvidos apenas por motivos como sustação por roubo ou extravio, isto é, 230 mil a mais do que em dezembro de 2001, quando foram devolvidos 921 mil cheques – em dezembro passado foram 906 mil.

Segundo especialistas, medidas simples podem ser adotadas para verificar se se está diante de uma fraudador. Deve-se pedir para o emitente assinar o verso do cheque logo após ter assinado a frente, por exemplo, porque, geralmente, o estelionatário assina o cheque de qualquer maneira e não consegue repetir a mesma assinatura no verso.

Roberto do Nascimento