Notícias

Governo quer enviar missão comercial ao Oriente Médio

Guarulhos, 28 de janeiro de 2003

Apesar das perspectivas de uma guerra no Iraque, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva incumbiu os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, e do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, de montarem uma missão de empresários brasileiros para viajar pelo Oriente Médio, a fim de promover as exportações.

Segundo Amorim, existiria até mesmo a possibilidade de o próprio presidente liderar uma missão para a região. “Nosso objetivo será participar de feiras e de promover nossos produtos nos mercado do Oriente Médio”, afirmou o chanceler.

As relações entre o Brasil e os países árabes foram bastante boas entre a década de 70 e o final dos anos 80. Mas com a Guerra do Golfo, em 1991, todas as empresas brasileiras que estavam no Iraque e na região acabaram saindo do Oriente Médio. Aos poucos, durante os últimos dez anos, o comércio foi voltando, mas longe do patamar da década de 80.

Ainda não existe data estabelecida para a ida da missão, mas Amorim garante que a iniciativa faz parte dos esforços do Brasil para aumentar suas exportações e diversificar seus parceiros comerciais. Além do Oriente Médio, Lula teria indicado aos ministros que a próxima região a receber atenção será a África.

Jamil Chade