Notícias

Obras devem acabar com enchentes na João Paulo I

Guarulhos, 06 de janeiro de 2003

A Prefeitura de Guarulhos entrega em janeiro as obras de ampliação da vazão do córrego Baquirivu-Mirim, no Jardim das Nações, pondo fim às enchentes na avenida Papa João Paulo I. Além da galeria de 3m X 2,5m foram instaladas outras duas de 2,5m X 2,5m cada, para resolver de vez o problema de um dos pontos mais críticos da cidade. O custo da obra é de cerca de R$ 200 mil.

O primeiro teste da eficiência da canalização aconteceu no último dia 25 de outubro, quando um forte temporal atingiu a cidade e, mesmo sem estar concluída, a obra garantiu uma boa vazão ao canal. Os efeitos positivos da drenagem também poderão ser verificados no trânsito: além de não sofrer mais interrupções por conta das inundações freqüentes, a travessia sobre o córrego também foi ampliada de 12 para 18 metros.

Antes, o local era considerado um ponto de estrangulamento da avenida. Quando chovia, a situação piorava, pois deixava isolados do Centro bairros como Bonsucesso, Jardim Presidente Dutra e Parque São Luiz. “Agora resta à Infraero equacionar o problema de drenagem dentro da área do Aeroporto. Assim os moradores da região estarão livres das enchentes”, lembra o engenheiro Valdir Antonucci, chefe de divisão do Departamento de Obras Públicas.