Notícias

Para fazer as contas

Guarulhos, 24 de dezembro de 2002

A informalidade e terceirização aumentam a cada ano no país, e, com ela, a necessidade de cada profissional ter o controle de suas contas e deveres com o Fisco. Poucos são os que tem conhecimento e paciência para fazer toda a contabilidade do seu negócio e contratar os serviços integrais de um contador, pode sair caro. Pensando nesse filão, começam a surgir os primeiros serviços voltados para profissionais liberais que necessitam de assistência contábil, mas querem fazer parte do serviço sem gastar muito tempo.

A EMAV lançou o self-service contábil, onde o profissional faz ele próprio a sua contabilidade, por meio de uma orientação inicial do contador e uma agenda com a relação de suas obrigações fiscais e contábeis. O contador só trabalha (e cobra) quando é requisitado e para executar as contas. “É comum esse tipo de profissional achar que tudo está certo com suas contas até tentar abrir alguma firma e a Receita Federal apontar irregularidades no seu passado”, diz Eugênio Rupeika, sócio-diretor da EMAV.

Para quem quer um acompanhamento mais minucioso do contador, estréia em janeiro o portal da internet Contador 24 Horas, que pretende servir de ponte entre a pessoa jurídica e o contador. O profissional liberal coloca na sua conta do site todas as informações contábeis relevantes. O próprio software calcula as obrigações fiscais, e mostra ainda o resultado do mês. O contador, como na EMAV, também só trabalha quando requisitado e para validar as contas. A Contador 24 Horas já tem cerca de 150 especialistas contábeis e firmas como concessionárias para serem escolhidas pelos clientes.