Setor de vendas diretas em expansão
Um setor do comércio que não conhece a palavra “crise” é o de vendas diretas. Aquele mesmo, das vendedoras que oferecem produtos de beleza de porta em porta. Pois este mercado que parece pequeno movimenta um exército de trabalhadores no país, que neste ano cresceu 15%.
No Brasil, 1,4 milhão de pessoas trabalham com vendas diretas. Nove em cada dez são mulheres. Mais do que uma oportunidade de trabalho, as vendas de porta em porta já são a principal renda de muitas famílias.
O pequeno negócio já é um grande mercado no Brasil. As vendas diretas este ano devem movimentar 6,5 bilhões de reais. A atividade tem os seus segredos. “Construir uma empresa, formar uma força de vendas e formar uma clientela, isso não é muito difícil. O grande segredo, talvez, da venda direta, seja a logística, seja a distribuição”, revela Paulo Quaglia, pres. Ass. Bras. Venda Direta.
A logística pode ter formatos diferentes. Normalmente, os revendedores recebem a mercadoria em casa e daí começam a venda porta em porta, levando o produto para a residência do cliente. Quando o mercado se sofistica, um revendedor mais experiente pode montar um ponto de distribuição, e a partir dele formar uma rede de revendedores.