Notícias

BC lança manual para melhorar transparência bancária

Guarulhos, 04 de dezembro de 2002

Para melhorar “a transparência”, que não estava no nível adequado na área de supervisão bancária, o Banco Central (BC) lançou nesta terça-feira (03) o Manual da Supervisão. A diretora de Fiscalização, Tereza Grossi, justificou que o instrumento permitirá “que a sociedade entenda melhor e também julgue melhor o que o Banco Central faz”. O documento está disponível na página da internet www.bcb.gov.br.

A diretora reafirmou que as mudanças adotadas desde 1997 e o modelo de supervisão bancária adotado deixam o Brasil “com padrões de primeiro mundo”. Os inspetores do BC ganharam instrumentos e métodos que permitem detectar fraudes bancárias no início e impedir a repetição de casos como o do ex-banco Nacional, cujas irregularidades duraram mais de seis anos.

– Fraude, não dá para prevenir. Se os administradores de um banco quiserem cometer fraude, vão cometer a fraude. Mas a supervisão tem hoje condições de detectar no início e tomar providências imediatas – justificou a diretora do BC.

Em versões em português e inglês, o Manual da Supervisão mostra toda a técnica usada e a legislação que ampara o modelo. Segundo Grossi, sua metodologia de inspeção mais voltada para o risco do que para o cumprimento ou não de normas pelo sistema financeiro nacional tem reconhecimento internacional. Prova disso seria a solidez e a resistência do sistema ao “stress real” a que os bancos se submeteram nos últimos tempos.

– O sistema é sólido. O resultado do saneamento dos sistemas bancários público e privado foram positivos – disse a diretora do BC.